A natação é popularmente conhecida como um dos esportes mais saudáveis do mundo. Quem nada regularmente melhora a capacidade cardiovascular, fortalece os músculos e preserva o bom funcionamento das articulações. O que muita gente não sabe é que existem diferentes tipos de nados.

Essencialmente, são 4 nados principais. Muitas vezes, todos eles são executados em uma mesma aula ou sessão de treinamento por nadadores mais avançados. Ao ter domínio dessas técnicas, o atleta passa a ter um grande domínio sobre o seu corpo na água, o que é ótimo para o lazer, a segurança e, até mesmo, a saúde.

Nesta postagem, falaremos mais sobre esses nados e as principais técnicas utilizadas em cada um deles. Ficou interessado? Continue a sua leitura até o final!

1. Nado crawl ou livre

O nado crawl é o mais famoso de todos. Essa é a modalidade onde o nadador se locomove alternando pernas e braços em meio aquático. Alguns estudiosos do esporte apontam que esse é o nado mais eficiente, rápido e “natural” de todos, justamente por conta da alternância entre os membros — visto como similar ao movimento da caminhada.

A respiração pode variar conforme o lado e com a quantidade de braçadas. Mas, invariavelmente, ela acontece lateralmente, sem que haja a remoção completa da cabeça da linha d’água.

Esse costuma ser o nado mais prático e mais importante. A maioria dos iniciantes que entram na natação querem aprender esse estilo. Ele também é utilizado em águas abertas e, sem sombra de dúvidas, é o “centro” do esporte atualmente.

2. Nado peito

O nado peito já foi um dos principais tipos de nado. Uma das suas vantagens é a respiração frequente, que acontece a cada braçada. Nele, a pernada e a braçada não são sincronizadas, o que é uma peculiaridade em relação aos outros tipos.

Além dessa característica, o nado peito faz com que o nadador utilize ambos os membros para cada fase da propulsão. Na pernada, por exemplo, as duas pernas são utilizadas ao mesmo tempo, fato similar acontece na braçada.

A técnica de pernas desse nado é bem complexa e é tida como uma das mais difíceis do esporte. Normalmente, as pessoas levam mais tempo para aprender o nado peito que todos os outros.

3. Nado costas

O nado de costas é bem simples de entender: ele é uma variação do estilo crawl, tendo como principal diferença a mudança da posição do tronco na água. Nesse estilo, o nadador fica em decúbito dorsal, ou seja, com as costas virada para o fundo da piscina.

A pernada e a braçada são adaptadas para essa posição e podem ser consideradas como técnicas bem similares ao crawl. A principal vantagem dessa variação é a respiração, que acontece quase que livremente, uma vez que a face fica direcionada para cima — e não submersa na água.

4. Nado borboleta

Por fim, temos o nado borboleta, tido como um dos mais bonitos e técnicos da natação. Em questão de força física, é o mais desafiador, pois é preciso que o atleta também tenha flexibilidade e resistência para conseguir manter o estilo por vários metros.

A pernada é realizada com ondulações, não há movimento alternado e ambas as pernas devem trabalhar em conjunto, fazendo um único movimento. Parte do tronco sai da água e a braçada ajuda no movimento de propulsão. A respiração acontece a cada dois ou três movimentos completos. A curva de aprendizado é alta e o atleta costuma levar certo tempo para desenvolver esse estilo.

Agora que você já conhece todos os tipos de nados, é hora de ir para a piscina e praticar. Ao ter domínio de cada um, você poderá intercalar os estilos para ter um treino mais eficiente e intenso. Aproveite a natação ao máximo e alcance os seus objetivos dentro e fora da piscina!

Gostou da postagem e quer aprender a nadar? Entre em contato conosco e marque uma aula. Temos metodologia própria e estamos sempre preocupados com a técnica e performance dos nossos alunos!

Escrito por Academia Nadarte