Está com dúvidas para escolher entre musculação ou cárdio? A musculação utiliza pesos de cargas, amplitudes e tempo de contração específicos. Já o treino cárdio, abreviação de treinamento cardiorrespiratório, combina exercícios que aumentam a frequência cardíaca e respiratória da pessoa.

Mas, ao encarar uma rotina saudável, é comum que os atletas se perguntem sobre qual treino seria o melhor. Pensando nisso, este conteúdo mostra os benefícios de cada uma das práticas e ajuda você a personalizar o treino conforme a sua meta. Boa leitura!

Quais são os benefícios da musculação?

Antes de tudo, é preciso entender quais são as qualidades associadas à musculação. Conheça as principais!

Aumenta a força corporal

Você sabia que a musculação tem um impacto direto no aumento da força corporal?

Isso ocorre porque a prática envolve movimentos dinâmicos e de isometria (exercício de força no músculo com o corpo estático), desenvolvendo a fibra muscular com um treinamento contínuo de resistência.

Melhora a flexibilidade

Ao intensificar a força do corpo, a musculação também contribui com a melhora da flexibilidade.

O motivo é que o organismo se prepara para o movimento físico intenso, prevenindo lesões e evitando problemas musculares.

Corrige a postura

A musculação é responsável por fortalecer e tonificar os músculos do corpo, aspecto que se reflete não apenas no ganho de massa muscular e na melhora da flexibilidade, mas também atua na correção da postura.

Por isso, muitas pessoas que sentem dor relacionada a uma postura corporal inadequada sentem-se bem ao praticar musculação com frequência.

Por que escolher o treino de cárdio?

Agora você já sabe quais são os benefícios de praticar musculação. Mas por que, então, escolher o treino de cárdio? Confira!

Aumenta a resistência física

A atividade cardiorrespiratória está ligada ao aumento da resistência corporal, pois, ao pular corda, correr na esteira, subir escada e fazer agachamento, por exemplo, a pessoa sente uma melhora na capacidade corporal para realizar qualquer tipo de esforço físico.

Melhora o sistema respiratório

O treino cárdio, ao melhorar a resistência física, também impacta o sistema respiratório de cada atleta.

Isso ocorre porque as atividades demandam um consumo maior de oxigênio, que deve ser melhor aproveitado pelo pulmão durante a respiração.

Previne doenças cardiovasculares

Por fim, a prática regular do treino cárdio evita doenças cardíacas e AVCs, melhorando o funcionamento do músculo cardíaco e reduzindo a pressão arterial.

Nesse sentido, o exercício otimiza, ainda, os níveis do colesterol bom (HDL) e diminui a concentração do colesterol ruim (LDL) no organismo.

O treinamento cardiorrespiratório, responsável pelo aumento da circulação sanguínea, está associado à perda de peso e ao emagrecimento, já que, durante a prática, o organismo produz menos glicose e glicogênio (carboidratos consumidos pelas células), utilizando a gordura para gerar energia.

Neste artigo, você entendeu quais são os benefícios de praticar musculação ou cárdio. Mas, em todo caso, o atleta não precisa optar por uma ou outra atividade física durante a semana, podendo reservar um dia para a resistência muscular e outro para o treinamento cardiorrespiratório.

O texto foi realmente relevante para você? Se sim, continue se informando sobre exercícios físicos. Assine a newsletter do blog gratuitamente!

Escrito por Academia Nadarte