Em geral, o principal motivo que leva as pessoas a fazerem atividades físicas é perder peso. Mas será que fazer caminhada emagrece? Essa é uma dúvida muito comum, já que se trata do primeiro exercício físico que vem à mente de quem deseja eliminar alguns quilinhos.

Ao ar livre ou mesmo na esteira da academia, a caminhada realmente traz muitos benefícios e é uma ótima aliada para emagrecer. No entanto, para ter os resultados desejados, é preciso seguir alguns cuidados.

Acompanhe o post e descubra as melhores dicas!

Conheça os principais benefícios da caminhada

Como dissemos, caminhar é uma atividade que traz diversas vantagens, especialmente para quem deseja emagrecer. As principais são:

  • acelera metabolismo;
  • melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • combate a depressão e o estresse;
  • trabalha a musculatura das pernas;
  • melhora a circulação;
  • combate a osteoporose;
  • controla o apetite;
  • reduz a insônia;
  • ajuda a perder peso.

Saiba como potencializar os efeitos da caminhada

Para obter todos os benefícios que listamos no tópico anterior — e, principalmente, emagrecer — é preciso seguir algumas dicas. A seguir, confira quais são elas.

1. Mantenha a regularidade

Assim como qualquer atividade física, é preciso praticá-la com frequência. Caso contrário, não trará os benefícios que você deseja.

Caminhar 30 minutos por dia, no mínimo 3 vezes por semana, é o suficiente para desfrutar das vantagens. Caso você seja sedentário, comece devagar, respeitando seus limites e aumentando o tempo gradativamente.

2. Alongue-se antes de caminhar

Aquecer o corpo e fazer alongamento é indispensável antes de qualquer atividade física, pois diminui o risco de sentir cãibras, dores e, até mesmo, de se lesionar durante a prática.

Aliás, o alongamento deve ser feito também após o exercício. Além de aumentar a flexibilidade, ajuda a relaxar a musculatura.

3. Siga uma alimentação equilibrada

Não há segredo: para emagrecer, é preciso consumir menos calorias do que você gasta. Então, fazer caminhada emagrece — mas desde que aliada a uma dieta equilibrada.

Isso não significa que você deve passar fome. Basta fazer substituições saudáveis, como beber água ou chá em vez de suco, ou refrigerante, evitar açúcar refinado e alimentos processados, entre outros.

4. Inclua treinos de resistência

Para potencializar os resultados e perder peso mais rápido, alie atividades de resistência à caminhada, pois elas ajudam a queimar gordura e a formar massa magra.

Flexões, agachamentos, abdominais e outros exercícios funcionais de alta intensidade, em intervalos curtos, vão aumentar os efeitos da caminhada.

5. Prefira subidas

Caminhar em subidas faz com que o seu ritmo cardíaco aumente, acelerando o seu metabolismo e fazendo com que você perca peso mais rapidamente.

Então, caso você faça caminhadas ao ar livre, prefira trajetos com subidas. Na academia, ajuste a inclinação da esteira para simulá-las.

Como você viu, é verdade que fazer caminhada emagrece. Além disso, a prática oferece uma série de outros benefícios para a saúde.

Mas, para isso, é preciso seguir as dicas deste post e solicitar a ajuda profissional para montar um treino especializado. Assim, além de perder peso rapidamente, você conseguirá manter o resultado a longo prazo.

Quer mais dicas de saúde e cuidados com o corpo? Então, siga-nos nas redes sociais e acompanhe as nossas publicações: estamos no Facebook e no Instagram!

Escrito por Academia Nadarte