As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre o papel do exercício físico na promoção de qualidade de vida. Mas nem sempre sabem quais são as características de cada uma das modalidades disponíveis nas academias, como a ginástica localizada.

Pensando nisso, este conteúdo mostra quais são as modalidades de ginástica mais comuns. Depois, o material explica as características e os benefícios associados à ginástica localizada, a qual reduz o estresse, melhora a circulação sanguínea e corrige a postura corporal.

Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Quais são as modalidades de ginástica?

Antes de tudo, é importante conhecer quais são os principais tipos e modalidades de ginástica, a exemplo de:

  • fitdance, que são passos de dança, de baixa e alta complexidade, adaptados para trabalhar o corpo todo;
  • GAP, sigla para glúteos, abdômen e pernas, um tipo de ginástica para fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico da pessoa;
  • abdominal, prática derivada do yoga que ajuda a fortalecer o assoalho pélvico e melhorar a postura corporal;
  • ginástica localizada, método de condicionamento físico que tonifica um conjunto de músculos do corpo humano.

Afinal, o que é a ginástica localizada?

Respondendo à questão, a ginástica localizada, também conhecida como ginástica geral, compõe uma série de exercícios que trabalham grupos musculares diferentes por meio de repetições.

A atividade, que combina o peso do próprio corpo com o uso de equipamentos, acelera a tonificação dos músculos, além de aumentar a força e a resistência corporal.

Quais são os benefícios da ginástica localizada?

Quais são os benefícios associados a esse exercício? Confira!

1. Reduz o estresse

A lista não poderia começar diferente, pois a ginástica localizada, assim como outras formas de atividade aeróbica, minimiza os problemas emocionais.

Isso ocorre porque o exercício libera hormônios que promovem a sensação de bem-estar, evitando a ansiedade e reduzindo o estresse no dia a dia.

2. Melhora a circulação sanguínea

A ginástica localizada também melhora a circulação sanguínea. Sabe por quê? A atividade aumenta o retorno venoso (taxa de retorno do sangue ao coração) e acelera a velocidade com que o líquido circula no corpo.

Em outras palavras, o exercício funciona como uma bomba que ajuda o fluxo sanguíneo a irrigar o organismo, desde o coração até os membros superiores e inferiores.

3. Corrige a postura

Por fim, a ginástica localizada atua no fortalecimento dos músculos, especialmente na região das costas e do abdômen, ajudando na sustentação da coluna vertebral.

Sendo assim, com a prática constante de exercício físico, a pessoa evita posturas corporais incorretas, reduzindo as dores e possíveis lesões musculares.

Neste conteúdo, você entendeu que a ginástica localizada é um conjunto de exercícios que trabalha, por meio de repetições no próprio corpo ou com a ajuda de equipamentos específicos, a musculatura e a resistência física. Mas, para contar com os benefícios da prática, é necessário contar com uma academia equipada e com uma equipe qualificada.

O que está esperando para incluir a ginástica localizada na sua rotina? Entre em contato com a Academia Nad’arte e saiba onde praticar exercício físico!

Escrito por RockContent