Iniciar uma rotina de atividade física para iniciantes pode ser um pouco complicado, não é mesmo? Principalmente para as pessoas que são sedentárias e nunca se interessaram pela prática de exercícios.

Mas a boa notícia é que é possível deixar a preguiça de lado e ter um dia a dia mais saudável e com qualidade de vida.

Nesse caso, é essencial realizar exames de rotina. Conte com a ajuda de um educador físico para evitar lesões musculares.

Além disso, não é necessário ter muitos acessórios ou equipamentos caros para realizar o treino para iniciantes.

Neste post, mostraremos algumas opções de atividades físicas para quem está começando nessa jornada. Confira!

Exercício: Polichinelo

O polichinelo proporciona muitas vantagens para a saúde. Ele trabalha a resistência cardiovascular e muscular. Esse tipo de atividade física faz várias partes do corpo se movimentarem de um modo rápido.

Por essa razão, é uma excelente opção para queimar calorias. Para praticá-lo, basta ficar em pé com as mãos estendidas e as pernas juntas.

Depois, pule do mesmo lugar em que você está, de maneira que os dois braços acompanhem os movimentos. Eleve-os acima da cabeça e encoste as palmas das mãos uma na outra.

Esse movimento pode ser feito rapidamente, mas as pernas e os braços precisam estar sincronizados.

Agachamento isométrico

Esse tipo de agachamento fortalece os músculos dos membros inferiores. É uma excelente atividade física para quem sente dores no joelho.

Por não ter movimentos rápidos e bruscos, não exige esforço das articulações, tornando-as mais protegidas.

Para praticar o agachamento isométrico, separe as pernas na distância dos quadris e apoie a sua coluna na parede.

Mantenha as costas retas, flexione os joelhos e agache até 90°. Lembre-se de que quanto mais você abaixa, mais difícil fica.

Permaneça nessa posição por cerca de 30 segundos, volte à postura inicial e repita o movimento por mais 3 vezes.

Exercício: Aviãozinho

O aviãozinho, ou stiff unilateral, requer um pouco de coordenação motora. Essa atividade física possibilita que você trabalhe os músculos posteriores do glúteo, coxa e estabilizadores da coluna.

Para começar, fique de pé com os braços estendidos, pés juntos, coluna reta e faça o movimento de reclinar o tronco para frente, levantando uma das pernas para trás ao mesmo tempo.

Flexione bem o joelho da perna que não está em movimento. Faça 6 séries de 10 movimentos.

Prancha

A prancha é um tipo de atividade física que ajuda a tonificar os braços e definir o abdômen. Para iniciar, apoie os cotovelos no chão e mantenha-os na linha dos ombros.

Após isso, levante os joelhos tirando-os do chão, ficando em uma postura alinhada e estendida da cabeça até os calcanhares. Permaneça na posição por cerca de 20 segundos.

Como vimos, ter uma rotina de atividade física para iniciante é fundamental para manter o corpo em movimento, viver mais saudável e prevenir doenças.

Por isso, comece já a praticar exercícios físicos. Lembre-se de contar com a ajuda de uma academia especializada e que ofereça várias modalidades esportivas, como a Academia Nadarte!

Gostou do nosso post e quer iniciar a prática de atividade física para iniciantes em uma academia conceituada e com profissionais de excelência? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas modalidades!

Escrito por Academia Nadarte