A relação entre hipertensão e atividade física é algo que deve ser levado em conta por quem sofre com a doença e deseja ter uma vida mais saudável.

O dia a dia corrido e a má alimentação — com o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras, açúcares e sódio — têm contribuído bastante para o aumento de diversas doenças, entre elas a hipertensão.

De modo geral, esse problema consiste no aumento anormal da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo, ficando acima do limite considerado normal para a idade.

Contudo, ao mudar alguns hábitos e adicionar os exercícios físicos na rotina, é possível controlar a doença.

Ficou interessado e quer saber qual é a relação entre hipertensão e atividade física? Então, continue a leitura!

Qual é a relação entre hipertensão e atividade física?

A prática frequente da atividade física contribui para elevar o colesterol bom, conhecido como HDL. Desse modo, ela também melhora o nível de glicose e diminui a obesidade, controlando a hipertensão.

Assim, ao ser praticada com regularidade e com o auxílio de um profissional, as atividades eliminam a energia e o calor por meio do suor e da vasodilatação, fatores fundamentais para a redução dos níveis de pressão alta.

Ao movimentar o corpo, o nosso cérebro ainda libera algumas substâncias que elevam o prazer — como a endorfina —, ajudando a melhorar a qualidade de vida.

Quais exercícios físicos ajudam a controlar a hipertensão?

Existem várias opções de atividades físicas que ajudam a manter a pressão arterial sob controle. Quer saber quais são? Conheça algumas delas, a seguir!

Caminhada

A caminhada é um excelente exercício para controlar a pressão. Ela pode ser feita em um parque, nas ruas ou na esteira. Para isso, tente caminhar no seu ritmo, durante 30 minutos, ao menos 3 vezes na semana.

Ao realizar a prática, a pressão arterial aumenta naturalmente, mas é reduzida logo na primeira hora, sendo que essa queda se mantém nas primeiras 24 horas.

Corrida

A corrida é um tipo de atividade que pode ter o seu ritmo aumentado de acordo com a sua dedicação.

Para quem tem pressão alta, o resultado é excelente por conta de ser um dos principais exercícios aeróbicos. Contudo, lembre-se de que é fundamental consultar um médico antes de iniciar a prática.

Musculação

A musculação é um exercício anaeróbico que também é um bom aliado para tratar e prevenir a hipertensão arterial.

É ideal para quem gosta de frequentar a academia e do esforço que deve ser feito nas atividades de resistência e força. Porém, é importante procurar um local de qualidade e que tenha profissionais especializados.

Como vimos, manter o corpo em movimento é fundamental para prevenir a hipertensão — doença que causa um aumento na pressão do sangue na parede das artérias.

Portanto, agora, você já conhece a relação entre hipertensão e atividade física. Pratique 30 minutos de exercícios por dia e mantenha-se saudável!

Gostou do nosso conteúdo e quer ficar por dentro de dicas sobre atividades físicas, saúde e bem-estar? Então, siga-nos nas redes sociais: estamos no YouTube, no Instagram e no Facebook!

Escrito por Academia Nadarte