A câimbra é caracterizada como uma contração involuntária rápida e dolorosa, que pode acometer os músculos do nosso corpo, como mãos, pés, pernas, coxas e panturrilhas.

Esse problema não costuma ser grave e tende a surgir após a realização de exercícios físicos intensos. Mas também pode aparecer em pessoas com diabetes, falta de minerais, miopatia e problemas no fígado.

Para que você não sinta esse desconforto — que dura, em média, 10 minutos —, é importante saber alguns conhecimentos básicos sobre como evitar cãibras.

Não deixe de conferir as quatro dicas que elaboramos para você ao longo do artigo! Vamos lá?

1. Melhore o condicionamento físico

Melhorar o condicionamento físico também faz parte das dicas de como evitar cãibras nas pernas.

Para isso, você deve fazer alguns exercícios, por exemplo, com a ajuda de um rolo — acessório bastante utilizado para deixar a musculatura relaxada.

Uma das atividades que você poderá fazer é deslizar o rolo do tendão calcâneo até o joelho. Durante esse processo, é preciso fazer pressão na musculatura.

Outra opção é sentar-se sobre o rolo e fazer movimentos curtos para trás e para frente, mas sem esquecer de pressionar os músculos.

2. Mantenha-se hidratado durante os treinos

A hidratação durante o treino é fundamental para repor os eletrólitos e água perdidos durante a atividade física.

Essa dica não resolve todos os problemas dos músculos, mas, ao focar na hidratação, é possível aliviar as câimbras.

3. Tenha uma boa alimentação antes de treinar

Alimentar-se corretamente antes de treinar também é essencial para evitar as cãibras, visto que o jejum aumenta o risco desse problema acontecer.

Por isso, o ideal é consumir produtos ricos em cálcio, magnésio, potássio e vitaminas A, B e C.

Alguns alimentos que pode adotar em sua dieta diária são: iogurte, leite, queijo, espinafre, couve, hortaliças, banana, mamão e cereais integrais, entre outros.

Além disso, também é importante repor os níveis de sódio no organismo com o consumo de isotônicos e água de coco, por exemplo, visto que ajudam na movimentação dos músculos.

4. Faça alongamentos

Uma das dicas de como evitar cãibras nas pernas é fazer alongamentos. Isso porque essa atividade ajuda a musculatura a relaxar. Por isso, não esqueça de realizar essa prática antes e após os exercícios.

Lembre-se: quando as câimbras são causadas por fadiga, ocasionada por uma carga pesada nos treinos, as massagens e alongamentos também contribuem para aliviar o problema.

Nesse caso, o ideal é alongar suavemente o músculo acometido pela câimbra para que seja possível liberar a tensão no local.

Sabemos que as cãibras são bastante incômodas e dolorosas, não é mesmo? Por isso, se você costuma sofrer com esse problema, não esqueça de pôr em prática nossas dicas sobre como evitar cãibras nas pernas.

Entre elas: melhorar o condicionamento físico, manter a hidratação durante o treino, fazer alongamentos e ter uma boa alimentação antes de treinar.

A partir disso, você conseguirá garantir uma melhor qualidade de vida para realizar suas atividades diárias sem sofrimento.

Agora que chegamos ao fim de mais um artigo, não deixe de compartilhar estas informações nas suas redes sociais para ajudar os seus amigos a evitar cãibras nas pernas. Eles vão adorar!

Escrito por Academia Nadarte