É de conhecimento geral que a prática de atividades físicas é fundamental para se manter uma boa saúde física e mental. Um corpo ativo tem menos chances de adoecer, é por isso que os profissionais da saúde incentivam tanto os seus pacientes a se exercitarem.

Para obter todos os benefícios proporcionados pelas atividades físicas e alcançar o rendimento desejado, é preciso se atentar a alguns cuidados básicos. Investir em uma alimentação balanceada é fundamental, no entanto, muitas pessoas se descuidam quanto à hidratação que deve ser feita antes, durante e após a prática de exercícios.

A seguir falaremos sobre a importância da hidratação para quem pratica atividades físicas e também mostraremos quais são os perigos da desidratação. Acompanhe para saber mais.

Qual é a importância da hidratação para quem se exercita?

A porcentagem de água presente no corpo humano representa entre metade e dois terços do peso de uma pessoa. Só para exemplificar, com relação ao corpo de estatura média de um homem, cerca de 60% do peso corresponde à quantidade de água. Em nossos músculos essa porcentagem é ainda maior e pode chegar a 75%. Isso significa que as pessoas que se exercitam intensamente e não se hidratam da forma correta acabam ficando com os músculos desidratados, o que dificulta o ganho de massa muscular.

Outro fator que torna a hidratação fundamental é que durante a prática de atividades físicas a nossa taxa de transpiração aumenta exponencialmente. Quanto mais intenso for o seu treino, mais água você perderá pela transpiração.

A água está presente em todas as reações fisiológicas que acontecem em nosso organismo, além disso, esse elemento faz parte da composição de todas as nossas células. Portanto, sem a água o metabolismo do nosso organismo se torna mais lento, causando prejuízos no seu desempenho durante os treinos.

Quais são os riscos da desidratação?

A desidratação intensa causada pela prática de exercícios físicos pode ocasionar em tonturas, taquicardia, enjoos e até mesmo desmaios. Isso tudo acontece porque a perda de água acarreta em aumento do ritmo cardíaco. Se há baixa concentração de líquido no organismo, logo a quantidade de sangue presente também diminui. Sendo assim, para que o sangue possa ser bombeado para todo o corpo, o coração precisa aumentar o ritmo dos batimentos.

Além disso, a diminuição da concentração de sangue e a eliminação de substâncias importantes para funções do sistema cardiorrespiratório por meio do suor também fazem com que o sangue e o oxigênio não cheguem até o cérebro, o que pode causar tonturas e até mesmo desmaios.

Como se hidratar corretamente?

Normalmente, o organismo elimina cerca de 2,5 litros de água por dia, seja por meio da urina, fezes ou suor. Para repor a quantidade de líquido perdido, o ideal é que sejam ingeridos entre 2 a 3 litros de água diariamente.

No entanto, quando falamos sobre a desidratação causada pela prática de atividades físicas, o nosso corpo pode perder de 1 a 2 litros de água por hora, tudo depende das condições climáticas e da intensidade do exercício. Por isso, o ideal é que você tome um litro de água para cada hora de exercícios feitos.

Além da água, também recomendamos que você faça uso de isotônicos, pois pelo suor também há a perda de nutrientes, minerais e eletrólitos. Portanto, para repor tudo isso, é preciso tomar alguma coisa além da água, mas vale lembrar que a hidratação por água é a principal.

Agora que você já sabe qual a importância da hidratação e como se hidratar corretamente durante a prática de atividades físicas, não se esqueça de levar a sua garrafinha de água para a academia e fique atento aos sinais de desidratação.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também possam saber qual é a importância da hidratação durante a prática de atividades físicas.

Escrito por Academia Nadarte