Você sabe o que é hipertrofia muscular? Muita gente acredita que, para obter massa muscular, basta pegar pesado na academia. Contudo, para ter um crescimento natural e significativo, é importante que exista a união de vários fatores, como descanso, boa alimentação e prática de atividades físicas.

Esse processo acontece por meio das pequenas lesões sofridas pelo músculo em suas fibras: depois do treino, o corpo começa a repô-las, o que propicia o aumento muscular.

Assim, é importante conhecer algumas dicas de como é possível acelerar esse processo. Pensando nisso, neste post, vamos mostrar como obter a hipertrofia muscular. Confira!

Faça os exercícios de modo lento

O exercício de musculação precisa ser feito de modo lento, principalmente na fase de contração muscular. Isso porque, ao fazer esse tipo de movimento, mais fibras serão lesionadas durante o exercício — e mais efetivo será o ganho de massa durante o período de recuperação do músculo.

Além de favorecer a hipertrofia, o movimento mais lento também faz com que as pessoas obtenham uma maior consciência corporal, o que evita compensações durante a atividade, tornando a prática mais fácil.

Pratique exercícios de 3 a 5 dias por semana

Para alcançar a hipertrofia muscular, é fundamental que o seu treino aconteça de modo regular, de 3 a 6 vezes na semana. Além disso, o mesmo grupo de músculo deve ser trabalhado de 1 a 2 vezes, pois o descanso é essencial para o crescimento muscular.

Logo, o instrutor pode indicar diversos tipos de exercícios de acordo com a intenção da pessoa. Em muitos casos, o ideal é praticar o treino ABC para hipertrofia.

Tenha uma alimentação rica em proteínas

Uma alimentação adequada para auxiliar na hipertrofia muscular se resume em ingerir mais calorias do que se gasta. Também é fundamental consumir boas fontes de gordura e aumentar a ingestão de proteínas.

Além disso, você deve deixar os maus hábitos alimentares de lado, como consumir fast-food e produtos ultraprocessados.

Confira, abaixo, algumas opções de proteínas, gorduras e carboidratos:

  • carboidratos: batata doce, frutas e arroz integral;
  • gorduras: pistache, peixes, sementes de linhaça, nozes, amêndoas e abacate;
  • proteínas: peixe, ovos, feijão, lentilha, grão-de-bico e frango.

Troque de treino de maneira regular

É muito importante que o seu treino seja mudado a cada 4 ou 5 semanas, para que o músculo não adapte aos exercícios — o que pode interferir no processo de hipertrofia muscular.

Logo, é necessário que, ao final da quinta semana, o instrutor avalie o desempenho do praticante e o progresso que fez, indicando a realização de outras atividades e uma nova estratégia de treinamento.

Consuma carboidratos e gordura antes do treino

Além da ingestão de proteínas, é essencial consumir carboidratos complexos e gorduras boas, principalmente antes de iniciar os exercícios. Com isso, é possível ter a energia necessária para os músculos realizarem as contrações corretamente.

Agora que você já sabe o que é hipertrofia muscular, saiba que é importante contar com a ajuda de uma academia renomada para ter um bom resultado nos treinos. Com isso, terá o auxílio de profissionais qualificados durante esse processo!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Escrito por Academia Nadarte