Se você se preocupa com o seu bem-estar físico e gosta de frequentar a academia, provavelmente deve ter percebido que não existe apenas uma forma de se exercitar.

Nos últimos anos, surgiram várias modalidades de atividades e treinos, cada um com uma finalidade diferente, afinal, as pessoas frequentam a academia por motivos diferentes.

Neste artigo, falaremos especialmente sobre a hipertrofia, uma meta muito almejada pelas pessoas que fazem musculação.

A seguir, entenda o significado desse termo e conheça os melhores tipos de treino para hipertrofia. Achou o assunto interessante? Então, acompanhe a leitura!

O que é hipertrofia?

De forma simplificada, a hipertrofia muscular corresponde ao aumento do tamanho e do volume dos músculos, em resposta à lesão muscular causada pela sobrecarga de peso durante o treino.

Durante a prática, as fibras dos tecidos musculares sofrem pequenas lesões. Após o treino, o organismo se encarrega de reparar e reconstruir o tecido danificado, ocasionando no aumento dos músculos.

A hipertrofia, portanto, consiste em aumentar as lesões causadas nos músculos, realizando exercícios com uma carga superior àquela que seu corpo já está acostumado.

Quais são os melhores treinos para hipertrofia?

Ao contrário do que muitos acreditam, ganhar músculos não é uma tarefa fácil — principalmente para quem já é forte.

Muitas pessoas sentem dificuldade em ampliar seus resultados, como se o seu corpo tivesse chegado ao limite. Se você deseja atingir as suas metas, deve praticar os exercícios certos.

Veja, a seguir, os 3 melhores treinos para hipertrofia.

1. Stronglifts 5×5

Essa combinação de exercícios foi criada pelo mentor de Arnold Schwarzenegger. Resumidamente, o treino consiste em 5 exercícios divididos em treino A e treino B.

Deve-se repetir o treino 3 vezes na semana, com um dia de intervalo entre cada prática, sendo que os treinos A e B também devem ser alternados.

Todos os exercícios devem ser realizados em 5 séries de 5 repetições cada. O grande diferencial dessa combinação é o aumento de peso a cada treino, que deve ser adicionado aos poucos.

2. Treino específico para hipertrofia

Mais conhecido por sua sigla em inglês (HST), esse treino foi estudado e desenvolvido em laboratório.

Nele, é preciso haver estímulo crônico, o que significa que você precisará repeti-lo a cada 48 horas. Além disso, o aumento da carga deve ser feito de forma progressiva, para que o estímulo seja constante.

Por último, faça o descondicionamento estratégico, que consiste em pausas de uma semana ou diminuição considerável da carga.

Dessa forma, o seu corpo não se acostumará com cargas mais fortes e receberá estímulos constantes.

3. Treinamento intervalado de alta intensidade

O HIIT — ou treinamento intervalado de alta intensidade — é uma das melhores maneiras de ganhar músculos rápido e atingir a hipertrofia.

Cada treino dura apenas 45 minutos e deve ser praticado apenas duas vezes na semana. No entanto, ele é superintenso, pois exige que o máximo de esforço dos músculos.

No geral, são feitas entre 4 e 8 repetições de cada exercício. O ideal é usar a maior carga que você suportar, pois isso levará seus músculos à exaustão facilmente.

Para aumentar a potência dos seus treinos, você pode incrementar a carga ou o número de repetições feitas por cada exercício.

Quais são os benefícios de treinar em uma academia especializada?

Devemos ressaltar que, além dos treinos específicos, você deve se alimentar corretamente e treinar em uma academia de qualidade.

Busque por academias que ofereçam uma variedade de equipamentos novos e modernos, para que você possa melhorar e mudar o seu treino sempre.

Além disso, as melhores academias disponibilizam profissionais altamente qualificados, que estarão a todo momento do seu lado para orientar o seu treino.

Por mais experiente que você seja dentro do mundo da musculação, jamais dispense a ajuda de um especialista.

Gostou das nossas dicas sobre tipos de treino para hipertrofia? Então, entre em contato conosco e saiba mais sobre os nossos diferenciais!

Escrito por Academia Nadarte