O overtraining acontece quando há um desequilíbrio entre a demanda de atividade física e o tempo de recuperação.

Isso significa que uma pessoa realiza mais exercício físico do que o seu corpo pode aguentar, pois o atleta não descansa o tempo necessário para que seus músculos se recuperem.

A partir disso, é percebido alguns sintomas, como perda do condicionamento físico, dor muscular persistente e elevação da frequência cardíaca em repouso, entre outros.

Quer descobrir o que acontece quando a pessoa exagera no exercício físico? Confira os tópicos a seguir!

Cansaço extremo dos músculos

Uma das principais consequências do overtraining é o cansaço extremo dos músculos. Isso acontece quando uma pessoa treina em excesso e, nesse caso, os benefícios alcançados com a atividade física podem se tornar malefícios.

Isso porque haverá um gasto exagerado de energia, que levará a uma maior sensação de desgaste e uma vontade enorme de descansar, sem ânimo para executar as outras demandas do dia a dia.

Falta de ar

Ao realizar uma sessão intensa de treino, é comum sentir dificuldade para respirar. Contudo, essa falta de ar não deve estar presente desde o início do exercício ou aparecer durante uma atividade menos intensa.

Nesses casos, ela pode ser um indicativo de que o seu corpo não está recuperado totalmente da sessão realizada anteriormente.

Por isso, caso tenha uma falta de ar muito grande, o recomendado é parar o treinamento e descansar. Dessa forma, haverá uma recuperação adequada das fibras musculares. O ideal é que esse intervalo seja de, ao menos, 24 horas.

Insônia

O overtraining também traz prejuízos para o sono. Isso porque quem tem o hábito de treinar em excesso, está mais suscetível a sofrer com estresse.

Dessa forma, algumas pessoas podem não conseguir descansar de forma adequada, pois têm uma tendência maior a apresentar insônia.

Isso também impede o desenvolvimento muscular, especialmente durante a fase de sono mais profundo, pois é nesse momento que são liberados os hormônios anabolizantes.

Fratura por estresse

Nossos ossos não são feitos para absorver grande quantidade de energia. Por isso, as fraturas por estresse costumam surgir devido ao aumento muito rápido de volume e intensidade do treino.

Apesar dos músculos também absorverem choques adicionais, quando eles ficam muito cansados não conseguem lidar com essa energia, o que pode levar a uma maior quantidade de choque nos ossos.

Irritabilidade

O overtraining também é responsável por comprometer o humor do atleta, deixando-o mais irritado do que o normal.

Essa situação acontece porque, quando se treina em excesso, há um aumento do nível de cortisol, que acaba gerando mais estresse psicológico e físico.

Para evitar as consequências do overtraining que citamos ao longo do artigo, é importante manter o equilíbrio nas atividades físicas.

Ou seja, você não deve pegar mais peso do que pode suportar, como também deve respeitar o tempo de descanso proposto pelo seu educador físico.

Assim, conseguirá ter o melhor aproveitamento do seu treino, garantindo a hipertrofia muscular desejada e evitando que o seu corpo fique em estado de fadiga.

Gostou das dicas que elaboramos? Então, não deixe de conferir o próximo artigo e descubra qual é a frequência de treino ideal na semana!

Escrito por Academia Nadarte