Os benefícios da prancha abdominal são muitos, afinal, esse exercício, feito com o próprio peso do corpo, nunca sai de moda por conta de sua eficiência e praticidade.

Ele pode ser feito em praticamente qualquer lugar, não necessita de acessórios e é a chave para quem deseja ter um abdômen malhado.

De modo geral, existem vários tipos de prancha abdominal, como frontal, inclinada, declinada e alta, e cada um deles conta com diferentes benefícios.

Assim, conhecer as vantagens que o exercício oferece ajuda você a trabalhar a prancha ainda melhor, intensificando os resultados.

Se quer conhecer as vantagens da prancha abdominal, não perca o post. Boa leitura!

1. Fortalecimento

A prancha abdominal trabalha principalmente os grupos musculares do core, incluindo os glúteos, o oblíquo externo, o reto abdominal e o transverso. Com isso, é possível prevenir dores nas costas.

Além disso, com a região fortalecida, o desempenho e o condicionamento físico melhoram, fazendo com que o praticante ganhe mais força para realizar outras atividades do seu treino.

2. Aumento do metabolismo

Os exercícios isométricos consistem em permanecer parado em determinada posição por alguns segundos. E é justamente isso que acontece com a prancha abdominal.

Logo, por ser uma isometria, você trabalhará o corpo inteiro para sustentar a posição. Com isso, essa estabilização para manter o equilíbrio ajuda a acelerar o metabolismo.

3. Melhora a postura

Além de um corpo mais definido, quem costuma fazer prancha abdominal também consegue melhorar a postura.

Isso ocorre porque ao ter uma musculatura forte na região central dos músculos abdominais, o movimento natural do corpo consiste em deixar a postura mais ereta.

Assim, comece praticando por cerca de 15 segundos e progrida por até um minuto. Desse modo, é possível construir uma maior resistência corporal e, por consequência, a melhora da postura.

4. Melhora a flexibilidade

A flexibilidade é uma das principais vantagens de fazer a prancha abdominal regularmente. Nesse tipo de atividade física, os grupos musculares posteriores conseguem se estender e se expandir, como a clavícula, as omoplatas e os ombros.

Além disso, ao praticar a prancha lateral na rotina de exercícios, também é possível trabalhar os músculos oblíquos.

Isso fornece mais vantagens quando se fala em hiper-estender os dedos dos pés, um movimento fundamental para suportar o peso corporal.

5. Fortalece os ombros

Os músculos dos ombros costumam passar despercebidos, mas são essenciais para os movimentos do dia a dia. Ao fazer a prancha abdominal com frequência, é possível melhorar a força e a estabilidade dessa parte do corpo.

Com isso, esse tipo de exercício aumenta a força dos ombros, ajudando a prevenir lesões e a aliviar dores.

Agora que já conhece as principais vantagens da prancha abdominal, saiba que esse tipo de exercício é fundamental para o fortalecimento do corpo, aumento do metabolismo e melhora da postura.

Por isso, pratique-o cerca de 3 vezes por semana e permaneça na posição por 30 segundos, aumentando o tempo com os dias.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus amigos também conheçam os benefícios da prancha abdominal!

Escrito por Academia Nadarte