Fazer exercícios físicos é algo muito importante para a manutenção de nossa saúde. Após o término da execução, já nos sentimos bem com nós mesmos e cheios de disposição. No entanto, depois de um tempo, vem o problema: a dor depois da academia.

Essa é uma reação comum do nosso corpo ao esforço que foi feito. Mas o que será que causa essa sensação tão desagradável?

A seguir, explicaremos não só as causas desse desconforto, mas também ensinaremos algumas maneiras de diminuir a dor depois da academia para que o seu corpo se recupere muito mais rápido do treino.

Vamos lá? Boa leitura!

Por que sentimos dor depois da academia?

A dor depois da academia acontece por uma série de razões. A primeira é o rompimento das fibras musculares: toda vez que você faz aquele treino pesado, está rompendo as estruturas de seus músculos.

Mas não se preocupe: é a partir desse rompimento que as células trabalham para construir mais músculo. Isso é chamado de hipertrofia, e é assim que você consegue um corpo mais torneado e forte.

Outra razão possível é a produção excessiva de ácido lático, que acontece quando nossas células já não têm mais oxigênio para “respirar”.

Quando isso ocorre, elas entram em um processo conhecido como fermentação para a obtenção de energia — essa é a sensação de queimação que sentimos ao fazer qualquer movimento.

Como aliviar a dor depois da academia?

Agora, veremos algumas técnicas que podem ser muito eficazes na redução da dor e do desconforto após o treino. Confira!

Compressa de gelo

As compressas de gelo ajudam a reduzir o fluxo de sangue em um determinado ponto do corpo, diminuindo a dor e a inflamação. Por isso, ajudam com o desconforto nas articulações.

Compressa de água quente

Para músculos cansados, invista em uma compressa quente. Ela faz o contrário da fria, ou seja, aumenta o fluxo sanguíneo naquela região.

Isso promove relaxamento e diminui a dor, sendo também eficiente no caso de torções.

Massagem

Realizar uma massagem no local da dor também pode ser muito útil para quem está com esse desconforto. Ela ajuda no relaxamento muscular e promove a recuperação de movimentos.

É possível tomar algum relaxante muscular?

Se a dor estiver extremamente forte, é claro que você pode utilizar algum relaxante. Mas não faça disso um hábito. Afinal, a dor é um sinal de que o nosso organismo precisa pegar mais leve.

Ao mascarar a dor, você engana o seu corpo e faz ele achar que está tudo certo. Assim, pode treinar de novo no outro dia, mesmo que isso não seja indicado.

Treinar com os músculos ainda em recuperação é prejudicial não só para a hipertrofia (não se esqueça do tempo de descanso), mas também aumenta o risco de você se lesionar.

Além disso, os relaxantes musculares pausam o processo de reconstrução celular e podem atrapalhar os ganhos de seu treino.

Quando é preciso procurar ajuda?

A dor depois da academia não pode ser confundida com a dor de uma lesão. Caso você sinta um desconforto extremamente grande, fique alerta: é hora de buscar a opinião de um médico!

Gostou de conhecer essas dicas sobre o que fazer com a dor depois da academia? Agora é com você! Desejamos bons treinos, uma boa recuperação e ótimos resultados nessa sua jornada!

Aproveite e compartilhe este conteúdo com seus amigos que estão treinando pesado nos últimos dias. Quem sabe essas informações também possam ajudá-los!

Escrito por Academia Nadarte