As pessoas que frequentam a academia podem ter objetivos distintos, mas afinal, sabem a frequência de treino ideal para conquistar cada objetivo? Alguns desejam aumentar a resistência muscular, enquanto outros querem emagrecer.

Mas também existem aqueles que estão felizes com o seu corpo e querem apenas se manter saudáveis. Por isso, as cargas usadas, os tipos de exercícios e o formato do treino variam de acordo com a meta individual.

A atividade física para controlar o colesterol e aliviar o estresse é diferente da intensidade de quem pretende criar músculos.

Neste post, vamos explicar a frequência de treino ideal durante a semana, para que cada tipo de pessoa alcance os resultados desejados.

Além disso, forneceremos detalhes sobre vida saudável, alta intensidade e muito mais. Continue com a leitura e confira!

Entenda por que é importante praticar atividades físicas

Praticar atividades físicas com regularidade produz muitos benefícios para o organismo. A princípio, essa é a melhora maneira de vencer o sedentarismo, que causa muitas doenças — como acidente vascular cerebral e infartos.

Portanto, frequentar a academia e treinar regularmente é indispensável para ter saúde e bem-estar, assim como disposição para os estudos e trabalho.

Confira a frequência de treino para cada tipo de pessoa

A prática de exercícios físicos não é igual para todas as pessoas.

Existem indivíduos que precisam apenas ter a alimentação equilibrada e se exercitar 3 vezes por semana para se sentirem bem, enquanto outros necessitam de treinamentos diários.

Veja, a seguir, qual é a frequência de treinos que se encaixa melhor no seu perfil!

Atleta amador

Um atleta amador precisa treinar entre 3 e 4 vezes por semana para melhorar o seu tempo na corrida.

Aqueles que preferem correr para a prática de exercícios têm menos chances de ter problemas cardíacos e de desenvolver diabetes.

Ao acrescentar alguns treinos de musculação, é possível manter a massa magra, evitar lesões e garantir um corpo saudável.

Hipertrofia

A hipertrofia muscular é a finalidade de quem almeja desenvolver ou fazer crescer os músculos. Para atingir essa meta é necessário treinar 5 vezes por semana, já que os resultados vão depender dessa frequência.

Isso significa que o aumento da massa e o ganho de força acontecem mais rapidamente para pessoas que malham todos os dias.

Alta intensidade

Os treinos de alta intensidade são utilizados por quem precisa descansar após a atividade física. Nesse caso, é aconselhável malhar em dias alternados.

Os resultados não dependem de quantas horas elas se exercitam ou em quantos dias na semana, mas sim do nível de esforço realizado durante as séries de exercícios — intensidades maiores geram resultados melhores.

Vida saudável

Fique atento ao seu limite e não cometa erros durante as atividades físicas. Se você quer somente ter uma vida saudável e prevenir-se contra doenças, ou seja, não é necessário frequentar diariamente a academia.

Com 3 treinos pesados de 20 a 60 minutos, ou 5 sessões de 30 minutos de exercício moderado, o objetivo será alcançado.

Emagrecimento

Quem deseja emagrecer precisa gastar mais calorias do que ingere durante a alimentação. Isso é indispensável para a redução das medidas

A frequência do treino pode variar entre 3 e 7 dias por semana de exercícios físicos. Contudo, é crucial fazer uma dieta alimentar para atingir o objetivo, dependendo do tipo de atividade física realizada.

Agora, você já sabe qual é a frequência de treino personalizado na semana para o seu perfil!

A Academia Nad’arte é a melhor opção para quem deseja iniciar uma rotina de treinos. Ela oferece uma equipe preparada para auxiliar os alunos a um corpo definido, além de espaço e equipamentos de ponta.

Quer saber mais sobre a Nad’arte? Entre em contato conosco agora mesmo!

Escrito por Academia Nadarte