como deixar de ser sedentário

Mesmo com o grande crescimento das academias e a explosão do conceito fitness no país, o brasileiro parece ainda não saber como deixar de ser sedentário.

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que quase 25% dos adultos não praticam exercícios físicos regularmente. Entre os adolescentes, o índice é superior a 80%.

No Brasil, uma em cada duas pessoas são consideradas sedentárias por não realizarem, no mínimo, 150 minutos de atividade aeróbica por semana.

Você se encaixa nessa descrição? Pois saiba que largar o sedentarismo requer muito cuidado, para não se empolgar no momento inicial e acabar causando mais problemas de saúde.

Portanto, a seguir, vamos mostrar alguns pontos importantes para que você saiba como deixar de ser sedentário de maneira segura e saudável.

Consulte um médico antes de iniciar qualquer atividade física

Você está há muito tempo sem se exercitar com regularidade e, para piorar, não tem uma alimentação saudável? Então, o primeiro passo é procurar um médico.

O intuito é conferir as condições do seu corpo após tanto tempo de consumo de alimentos pouco nutritivos, e de pouca (ou nenhuma) atividade física regular.

O médico pode indicar qual a intensidade e o tipo de exercício que você deve praticar inicialmente para não sobrecarregar o seu corpo e causar problemas mais sérios de saúde.

Após fazer um check-up para ter certeza de que está tudo certo, procure um nutricionista para combinar a volta aos exercícios a uma alimentação saudável e balanceada.

Afinal, quando nos exercitamos regularmente, nosso corpo exige mais da nossa alimentação para conseguir suportar um desgaste físico maior.

Receba a newsletter

Escolha uma atividade agradável para você

Outro ponto importante, principalmente pensando na motivação para voltar a seguir uma rotina de exercícios, é procurar uma atividade física que você considere agradável.

Ao escolher uma com a qual você se identifica, certamente vai encontrar mais força para superar a preguiça e a falta de motivação nos momentos iniciais.

Quando a pessoa adquire esse novo hábito, fica mais fácil procurar outras modalidades para criar uma variedade de opções. Assim, diminuem as chances de ela enjoar de uma ou de outra.

Por exemplo, você começou com uma caminhada leve? Em seguida, pode mesclar com a musculação ou mesmo com o treino funcional.

Respeite os seus limites

É preciso tomar cuidado para não forçar mais do que o seu corpo aguenta no começo. Leve em conta que seu organismo não estava acostumado com atividades físicas regulares.

Por maior que seja o seu entusiasmo, tenha paciência para perceber os resultados de uma rotina mais saudável. Não se apresse para perder muito peso ou ganhar massa, por exemplo.

Enfim, se você quer deixar o sedentarismo de lado, pense além dos objetivos que pretende alcançar. É melhor não pular as etapas que envolvem esse processo.

Procure ajuda de especialistas e escolha as atividades mais agradáveis possíveis para retomar uma rotina mais saudável. Também não cometa excessos, a fim de evitar outros problemas.

Agora que você já sabe como deixar de ser sedentário, curta a nossa página no Facebook para conferir mais novidades!

Escrito por Academia Nadarte