Você sabia que a prática de exercícios físicos não melhora só a silhueta do seu corpo? Ela favorece também a liberação de alguns tipos de hormônios.

Eles aumentam o seu bem-estar físico e mental, favorecendo a sua saúde como um todo. Pensando nisso, neste artigo, vamos apresentar quatro tipos de substâncias liberadas durante o treino

Além disso, vamos explicar suas funções no corpo e como eles podem aumentar a sua motivação, tanto antes como depois dos exercícios.

Precisando de uma força extra para treinar? Continue a leitura e saiba o que os hormônios podem fazer por você!

O que são hormônios?

Hormônios são substâncias químicas fabricadas por nosso sistema endócrino, que têm grande importância para o funcionamento do corpo, regulando processos como fome, sono e crescimento, entre outros.

Eles podem ser fabricados rotineiramente por glândulas e neurônios especializados, assim como durante a prática de exercícios físicos.

Um treino realizado de modo adequado — com uma indicação profissional, feito com intensidade, tipo e tempo —, provoca respostas hormonais com influência fisiológica e psicológica.

Ou seja, os hormônios são secretados no organismo durante os exercícios e ajudam na obtenção de mais força física e mental. E o melhor: esse bem-estar perdura no corpo mesmo após a conclusão do treino.

Quais tipos de hormônios são liberados durante o treino?

Agora que você já sabe que os exercícios físicos estabelecem um círculo virtuoso com os hormônios, conheça algumas das substâncias liberadas durante o treino, assim como os benefícios que elas promovem.

Noradrenalina

Também conhecida como norepinefrina, a noradrenalina é produzida pelas glândulas suprarrenais.

Junto com a serotonina, ela influencia na taxa metabólica, na liberação de ácidos graxos no sangue, no humor, na concentração e na memória.

Serotonina

Assim como a endorfina, a serotonina proporciona uma sensação de bem-estar. É produzida durante o treino e continua agindo depois dele, atuando no humor, no sono, no apetite e até no desejo sexual.

Também interfere na produção do GH, conhecido como hormônio do crescimento, caso seu nível esteja baixo no organismo.

Se você se sente uma sensação boa imediatamente após se exercitar, agradeça à serotonina.

GH

O GH é responsável pelo crescimento físico do corpo humano e pela multiplicação das células. Por isso, é conhecido como hormônio do crescimento.

É ele quem vai aumentar seus músculos em um treino de hipertrofia, por exemplo. É também um potente agente anabólico, que estimula a lipólise (queima da gordura) e o aumento da massa magra.

Suas concentrações são elevadas durante o exercício. Assim, quanto mais intensa for a prática, maior a quantidade liberada de GH.

Endorfina

Junto com a serotonina, a endorfina promove a sensação de bem-estar e recompensa. Por esse motivo, é conhecida como um dos hormônios da felicidade.

Ela promove aquela sensação boa de alívio e relaxamento que você sente após treinar, e seu efeito continua sendo sentido mesmo após a prática.

A endorfina também tem efeito antienvelhecimento, melhora a memória, aumenta a capacidade de concentração, auxilia no funcionamento do intestino, auxilia na queima de calorias e reduz o colesterol.

Como vimos, muito antes de agir nos músculos ou na silhueta, os exercícios físicos atuam na produção de alguns tipos de hormônios.

No organismo, eles promovem o crescimento celular, a queima de gorduras, a sensação de bem-estar, a melhora do sono e a diminuição do colesterol.

Esses benefícios podem ser obtidos com a prática de musculação, corrida, dança, ioga e natação, que promovem intenso trabalho cardiovascular e acionam ainda mais a produção dessas substâncias.

Se você quer ativar ainda mais seus hormônios e melhorar o seu condicionamento físico, entre em contato conosco e conheça os nossos programas de treino personalizado!

Escrito por Academia Nadarte