Exercitar a musculatura para ter agilidade durante os exercícios é essencial para quem pratica atividades físicas. Existem vários tipos de alongamento com essa finalidade, que promovem a amplitude dos movimentos musculares.

Manter o corpo alongado é algo recomendado para todos, dos atletas aos sedentários, o que ajuda a melhorar a flexibilidade.

Por isso, antes e depois de um exercício físico é recomendado fazer o alongamento. Contudo, muitas pessoas pulam essa parte, o que pode acarretar problemas maiores no futuro.

Ficou interessado e quer conhecer os principais tipos de alongamento e seus benefícios para a saúde? Então, continue a leitura!

1. Estático

O alongamento estático é o tipo mais comum. Ele é feito quando os músculos são esticados e a pessoa permanece em uma posição parada por cerca de 30 segundos.

Esse tempo é o ideal para quem vai realizar atividades que exijam força, além de ter a função de preparar o músculo para o exercício.

A permanência na postura acima de 30 segundos causa um relaxamento da musculatura, prejudicando a produção de força rápida.

Uma boa alternativa é fazer esse tipo de alongamento após o treino de musculação. Isso porque além de melhorar a flexibilidade, também é possível experimentar um relaxamento imediato.

2. Balístico

O alongamento balístico é ideal após um tempo inicial de aquecimento e deve ser realizado por meio de deslocamentos pelo solo e movimentos curtos.

Alguns exemplos incluem agachar lateral e verticalmente, elevar os joelhos, rotacionar o tronco e os braços, entre outros.

Esse tipo é recomendado principalmente para pessoas em que o ganho de flexibilidade melhora o seu desempenho na atividade, já que aumenta a amplitude dos movimentos e a mobilidade das articulações.

3. Passivo

Esse tipo de alongamento é recomendado para quem tem alguma limitação motora ou faz acompanhamento com um profissional regularmente.

Ele é realizado com o auxílio de um aparelho ou acessório, como anel de pilates, bola suíça, faixa elástica ou até mesmo uma pessoa.

Nesse caso, é essencial ficar atento em relação ao seu limite e interromper o alongamento caso sinta alguma dor em excesso.

A prática é ideal para o ganho de tônus e resistência muscular, caso seja o objetivo do indivíduo com a rotina fitness.

4. Específico

Quando se fala em alongamento específico, é importante priorizar aqueles com movimentos parecidos com o esporte praticado, minimizando o risco de lesões musculares.

Isso quer dizer que, mesmo que a pessoa queira fazer outros alongamentos, posteriormente deve ser realizado o tipo específico para o exercício que será praticado em seguida.

Caso vá jogar futebol, por exemplo, é importante rodar e flexionar o quadril para fora ou arriscar alguns chutes.

A dica também é válida para a musculação, incluindo o alongamento de grupos musculares específicos que serão mobilizados na atividade.

Agora que já conhece os principais tipos de alongamento, lembre-se de que essa prática é essencial para prevenir lesões e relaxar a musculatura.

Portanto, alongue-se antes e após os exercícios físicos e, se possível, conte com a ajuda de um profissional especializado para que ele possa orientá-lo da melhor forma possível.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre o assunto? Então, entenda a importância do alongamento para quem trabalha sentado!

Escrito por Academia Nadarte