como fazer agachamento

Ter pernas e bumbum definidos é o desejo de praticamente todas as pessoas que treinam. Mesmo que esse não seja o objetivo principal, é inegável que tornear essas regiões faz parte do planejamento de muitos. Por isso, saber como fazer agachamento é indispensável para os treinos.

O agachamento é um dos exercícios mais populares nas academias e também um dos mais versáteis. É possível modificá-lo a partir das suas necessidades e atingir resultados que combinem com os seus objetivos.

Mas, afinal, como fazer esse exercício da maneira certa e evitar lesões potencialmente sérias? Continue a leitura e descubra dicas do que pode ou não pode ser feito durante os agachamentos. Vamos lá?

Quais são os benefícios do agachamento?

Antes de falarmos sobre como fazer agachamento, que tal abordarmos alguns de seus benefícios? De modo geral, a prática é ótima para:

  • fortalecer a região do core (abdômen e costas);
  • ajudar na manutenção da postura;
  • tornear e fazer hipertrofia nas pernas e glúteos;
  • melhorar a capacidade respiratória;
  • aumentar a consciência corporal.

Como fazer agachamento?

Agora, confira algumas dicas imperdíveis para uma execução adequada do famoso agachamento!

Mantenha os pés afastados e fixos no chão

O início do movimento no agachamento envolve o afastamento das pernas e a fixação dos pés no chão. O ângulo dessa abertura será determinado pelo tipo de exercício feito — ele pode ser o clássico, o sumô, o búlgaro, entre outros.

Utilize calçados confortáveis

Outra dica é utilizar calçados confortáveis durante a prática de atividades físicas. No agachamento, eles serão fundamentais para trazer conforto para as pernas e evitar que você perca o equilíbrio durante a execução.

Estique os braços na frente do corpo

Não há problema em fazer o agachamento com os braços retos ou apoiados na cintura, mas a nossa dica envolve deixá-los esticados à frente do seu corpo. Isso ajudará no equilíbrio e também no próximo passo: a manutenção da posição da coluna.

Deixe que a sua coluna acompanhe o movimento

Ao longo do movimento, a sua coluna não deve ficar “travada”. É necessário que ela acompanhe todo o processo, se alongando.

Mantenha as coxas paralelas ao chão

O agachamento “acaba” quando as suas coxas se encontram paralelas (ou seja, retas, mas acima do chão). Aí, é hora de voltar e recomeçar o movimento até que a série tenha terminado. Lembrando que séries de hipertrofia e definição pedem repetições e cargas diferentes!

Respire corretamente

A respiração é parte essencial de qualquer exercício. Aqui, utilize o diafragma para respirar, ou seja, infle a barriga. Inspire pelo nariz enquanto estiver descendo e, ao subir, expire pela boca.

Foque nos glúteos

Muitas vezes, os exercícios são feitos “de qualquer jeito”, sem o foco necessário. Isso prejudica — e muito! — os resultados. É importante que você foque na área trabalhada durante os agachamentos, concentrando o movimento e a força naquela região.

Agora que você já sabe como fazer agachamento, não deixe esse exercício de fora da sua lista de atividades na academia! Mas lembre-se: sempre execute os movimentos ao lado de um profissional. Assim, ele poderá identificar possíveis erros de execução e corrigi-los sem que você se lesione.

Conhece alguém que também quer tornear as pernas e os glúteos? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e marque esse(a) amigo(a)!

Escrito por Academia Nadarte