O alongamento é um tipo de exercício que tem o objetivo de dar mais elasticidade, agilidade e aumento na amplitude do movimento muscular. Ele é essencial para a promoção da saúde, além de melhorar a aptidão física e manter a qualidade de vida. Mas, afinal, quais são os benefícios do alongamento para o corpo?

A prática melhora o funcionamento dos músculos e das articulações, o que facilita os movimentos. Além disso, aumenta a sensação de relaxamento, minimizando tensões e aumentando a consciência corporal. Assim, é necessário inclui-lo antes e após a realização do exercício físico.

Para obter um bom resultado, é essencial que a atividade seja feita corretamente e com moderação.

Ficou interessado e quer conhecer os benefícios do alongamento? Então, continue a leitura!

1. Flexibilidade muscular

Quando o músculo recebe um estímulo, ele se torna mais flexível. Isso faz com que ele funcione adequadamente, aumentando o desempenho para funções básicas do dia a dia, como agachar e andar.

Outro grande benefício de trabalhar com a flexibilidade é a possibilidade de prevenir problemas que aparecem com o envelhecimento. Assim, o efeito do ano sobre o corpo daqueles que se alongam com frequência é menor.

2. Ativação da circulação do sangue

Muitas pessoas sofrem com problemas de circulação, como cãibras ou varizes, que podem prejudicar o funcionamento do corpo, já que os tecidos necessitam de oxigênio para funcionar de maneira correta.

Um modo de evitar esse incômodo é realizar alongamentos todos os dias, pois essa movimentação estimula a circulação de sangue nos músculos. Logo, a dor muscular é reduzida e todo o organismo é beneficiado.

3. Relaxamento

O estresse é um problema que atinge boa parte da população. Por isso, alongar é uma boa opção para reduzir os sintomas e efeitos dessa condição.

Esse tipo de atividade física alivia a tensão muscular, que é responsável pelas dores na cabeça, no pescoço e nas costas.

Assim, você fica mais relaxado, aliviando o estresse que afeta o corpo e reduzindo a sobrecarga e a fadiga muscular.

4. Melhora da postura

Manter uma boa postura é essencial para a saúde e qualidade de vida. Quando inadequada, ela prejudica vários processos do corpo, o que afeta os músculos e as vértebras, causando bastante dor.

Assim, melhorá-la auxilia em fatores como a performance em exercícios físicos e a concentração. Além disso, evita o desconforto e as dores nas costas.

5. Melhora da qualidade do sono

Com a rotina corrida, muitas pessoas costumam dormir mal, não descansando o organismo de maneira suficiente.

Assim, alongar cerca de 5 minutos antes de ir para a cama, por exemplo, faz bem para o corpo, preparando-o para o relaxamento durante o sono.

Agora que você já conhece os benefícios do alongamento, saiba que é importante praticá-lo todos os dias para desfrutar dessas vantagens.

Para isso, esteja consciente do seu corpo e realize os movimentos lentamente, com os músculos relaxados — ou seja, sem colocar tensão em nenhuma parte —, e segure a posição por cerca de 10 segundos.

Gostou do conteúdo? Você costuma se alongar com frequência? Deixe um comentário no nosso post!

Escrito por Academia Nadarte