Se você quer aumentar a resistência física para fugir do sedentarismo ou para ter melhores resultados nos seus treinos, precisa conferir três dicas infalíveis para atingir seus objetivos.

Neste texto, vamos ensinar a trabalhar a respiração, usar a corrida a seu favor e ainda a recorrer a exercícios cardiovasculares que podem ser feitos em casa.

Tudo para você manter a saúde e ter mais resistência, sem desculpas! Pronto para usar estas dicas? Então, continue a leitura!

 O que é resistência física?

Resistência ou condicionamento físico tem a ver com o uso do sistema muscular, cardiovascular e respiratório. Ou seja, é a capacidade de colocá-los em movimento por um certo tempo, sem causar prejuízos.

Esse acionamento pode ocorrer ao subir alguns lances de escada, sem ficar ofegante ou ter uma sensação ruim no corpo, ou ao correr grandes distâncias, sem sentir dores ou cansaço.

Como aumentar a resistência física?

A resistência não vem de um dia para o outro, mas é o resultado de treinos e do aumento da capacidade dos músculos e do coração, além de uma respiração correta.

Veja como consegui-los, a seguir:

1. Aprenda a controlar a respiração

Uma das funções mais acionadas durante os exercícios físicos é a da respiração, e é preciso realizá-la adequadamente para não cansar, parar antes da hora ou sentir dores.

Portanto, comece prestando atenção aos movimentos de inspirar e expirar, fazendo uma correta inspiração de ar, de acordo com a demanda do exercício realizado.

Praticar pilates ou ioga pode ser interessante para começar a pensar nesse controle, além de melhorar a concentração e a postura.

2. Use a corrida a seu favor

Se tem um exercício completo para quem quer melhorar a resistência física, é a corrida. A prática aciona os sistemas muscular, cardiovascular e respiratório, oferecendo o condicionamento físico necessário.

A princípio, comece caminhando e aumente a passada, até que esteja dando pequenos trotes. Aos poucos, ajuste a velocidade da corrida, assim como as distâncias percorridas.

Dessa forma, quando você menos esperar, será um meio-maratonista!

3. Recorra a exercícios cardiovasculares em casa

Quem disse que aumentar o condicionamento físico precisa ser complicado? Você pode começar esse trabalho fazendo exercícios cardiovasculares dentro de casa.

Por exemplo, se você mora em um prédio, que tal começar a subir os lances de escada que levam até o seu apartamento? Nos primeiros dias, você pode ficar ofegante, mas, com o tempo, perceberá que executa a tarefa sem dificuldade.

Além disso, outra possibilidade é recorrer ao polichinelo. Você pode realizar a prática de juntar e separar os pés e as mãos com pulos por três minutos, ou alternar com pular corda e ainda fazer agachamentos com saltos.

Com uma sequência de três a quatro minutos de cada um desses exercícios, seu condicionamento físico será outro!

Como vimos, aumentar a resistência física começa com práticas que acionem os sistemas muscular, cardiovascular e respiratório, possibilitando uma melhor execução das tarefas sem dores ou cansaços.

Portanto, você pode começar a aumentar o seu condicionamento trabalhando a respiração, correndo ou fazendo alguns exercícios simples em casa.

Outra dica importante é contar com um profissional de educação física que analise a sua postura, recomende os melhores exercícios para o seu caso e descarte aqueles que não se encaixem no seu perfil.

Agora que você já sabe como aumentar a resistência física, assine a nossa newsletter e fique por dentro desse e de outros assuntos relacionados!

Escrito por Academia Nadarte