Procurando por uma atividade em que você possa mexer o corpo, aprender algo e ainda socializar? Talvez a aula de dança de salão seja a ideal.

A dança de salão é uma atividade realizada em dupla, executada em salão com práticas técnicas e artísticas.

Ela promove tudo isso e queima até 600 calorias em uma hora, dependendo da intensidade do estilo. Pois é, a dança de salão pode ser executada a partir de vários ritmos, como bolero, tango, samba, forró, salsa ou zouk.

Neste texto, vamos mostrar alguns dos benefícios de dançar, que incluem a melhora da forma física, diminuição do estresse, interação social e muito mais.

Preparado para conhecer uma atividade que nem parece malhação? Então, continue a leitura e comece a bailar agora mesmo!

Melhora a forma física

Sabia que você pode se exercitar e queimar umas boas calorias dançando? A atividade trabalha a capacidade aeróbica, assim como as funções cardiovasculares e respiratórias, o que leva à queima de caloria.

O gasto calórico vai depender da intensidade da dança praticada, mas varia entre 300 a 600 calorias em um período de uma hora.

Além de suar e diminuir medidas, a dança promove maior flexibilidade do corpo devido ao trabalho contínuo dos músculos.

Você vai perceber também uma melhora do tônus muscular, principalmente nas pernas e nos glúteos.

Diminui o estresse

Que tal se livrar da sensação de um dia pesado de trabalho ou das preocupações do dia a dia? A resposta está mais uma vez está na dança de salão.

Isso porque, ao se dedicar à prática, você terá que focar na realização dos passos, em decorar sequências de movimento e prestar atenção na sua movimentação e na do seu parceiro.

Ou seja, viverá momentos em que sua mente estará focada apenas na dança, esquecendo todo o resto e ainda aumentando a sensação de prazer e bem-estar do seu corpo.

Além disso, como toda atividade física, ela ajuda na liberação de endorfina e dopamina. Basta dançar para dar adeus ao estresse!

Promove a interação social

Precisando ampliar o seu círculo de amigos ou ter mais interação social? Vá dançar! Além do professor, você terá colegas de turma e um parceiro para realizar sua nova atividade.

O fato de estar realizando uma prática que promove o bem-estar psicológico aumenta a possibilidade de troca de experiências, estimula o diálogo e aumenta a motivação também em outros campos da vida.

Tudo isso, sem contar que a aula de dança de salão — que já foi vista como uma “coisa de velho” —, é uma das atividades mais modernas e dinâmicas que existem.

Além disso, ela promove o aumento do tônus muscular, a queima de calorias e o trabalho cardiovascular, além de melhorar a função respiratória.

Alívio do estresse, interação social e maior sensação de bem-estar e prazer são outros efeitos observados em quem pratica a atividade.

Se você ficou interessado em começar a dançar, que tal escolher uma academia bem-conceituada e que possa iniciá-lo no mundo da dança?

Entre em contato agora mesmo com a Academia Nad’arte e faça uma aula experimental!

Escrito por Academia Nadarte