Melhorar o condicionamento físico não é uma das tarefas mais fáceis. Além de um bom programa de exercícios, é fundamental manter a constância e seguir hábitos saudáveis para conseguir os resultados.

Contudo, apesar da dificuldade inicial, a disciplina rende excelentes frutos, que vão desde a melhora do humor e da estética até um corpo mais saudável e pronto para praticamente qualquer tarefa diária que enfrentamos, seja ela um esporte ou uma simples caminhada, por exemplo.

Abaixo, falaremos sobre 4 dicas essenciais que mostram como melhorar o condicionamento físico de maneira prática e sem grandes rodeios. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

1. Faça exercícios físicos com regularidade

Acima, mencionamos brevemente a importância da constância nos treinamentos. Sem ela, é impossível adaptar o corpo a estímulos cada vez maiores, o que é, essencialmente, o processo da melhora do condicionamento físico e do aumento do metabolismo.

Vale ressaltar que, além de “aparecer” para treinar, é fundamental contar com um programa bem prescrito e planejado — caso contrário, é possível permanecer sem nenhum tipo de mudança, seja na balança ou na performance esportiva.

2. Misture exercícios de força com atividades cardiovasculares

Um dos maiores erros dos praticantes de musculação é esquecer por completo o treino cardiovascular. Por isso, é muito comum observar pessoas que conseguem fazer exercícios com cargas razoáveis, mas sem qualquer tipo de preparo para realizar uma breve corrida.

Ambas as valências devem ser trabalhadas de acordo para que a saúde, performance e qualidade de vida sejam atingidas de forma integral. Portanto, não deixe de praticar atividades aeróbicas algumas vezes na semana para colher os benefícios.

Lembre-se de que não adianta ter um corpo forte se você não é capaz de utilizá-lo por intervalos de tempo razoáveis.

3. Invista em uma boa alimentação

Não há como negar: a alimentação é o pilar para a saúde e para a performance esportiva. Somente com boa nutrição é possível conquistar bons treinos e conseguir suprir a demanda de todos os processos fisiológicos que geram a adaptação no organismo.

Em outras palavras, somente com uma alimentação adequada conseguimos fazer nosso corpo se modificar para aguentar a demanda de exercícios que estamos impondo. Por isso, é sempre recomendável que você vá ao nutricionista e tenha um plano alimentar individualizado e apropriado para suas necessidades — essa é uma das chaves para seu sucesso.

4. Tenha um sono regular

O sono é quase sempre a parte mais menosprezada por quem busca maior performance esportiva. Apesar disso, é importante ter em mente que nosso corpo realmente entra no seu estado máximo de recuperação muscular (e de outros tecidos/sistemas fisiológicos) durante essa fase do dia.

Durante o sono profundo, hormônios importantes, como o GH, são secretados na corrente sanguínea para fazer toda a reparação dos “danos” causados durante nosso treinamento. Além disso, a quantidade ideal de descanso é essencial para a saúde mental e física do nosso corpo, o que faz com que essa seja uma das prioridades de quem busca mais qualidade de vida.

Com essas 4 dicas, temos certeza de que você conseguirá melhorar o seu condicionamento físico em poucas semanas, tendo um corpo mais estético e saudável durante o processo. Lembrando que é essencial passar por uma avaliação médica antes de começar qualquer programa de exercícios físicos — essa medida é importante para descartar problemas e riscos que podem causar desconforto e mal-estar súbito.

Gostou do post? Entendeu como melhorar o condicionamento físico? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e faça com que mais pessoas tenham acesso a essas informações!

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte