Permanecer um longo período na mesma posição, se agachar de modo equivocado ao pegar objetos no chão e sentar de maneira inadequada em frente ao computador são alguns hábitos maléficos que podem causar dores nas costas.

Nesse caso, é muito importante conhecer alguns exercícios para coluna vertebral que ajudam a aliviar os incômodos na região. Eles devem ser feitos com o objetivo de fortalecer essa área, fazendo com que a pessoa desenvolva uma boa postura em seu dia a dia.

Neste post, vamos apresentar os principais exercícios para a coluna vertebral. Confira!

1. Mobilidade em rotação de tronco

Os exercícios de rotação da coluna causam uma redução do tônus muscular, diminuindo a rigidez do tronco e, com isso, sendo possível fazer movimentos mais funcionais.

Para realizar esse exercício, é necessário deitar de lado, alinhar as palmas das mãos, inspirar e expirar lentamente, elevando o braço de cima até o outro lado.

Com isso, há uma rotação do tronco, sem desalinhar os membros inferiores. Por fim, é necessário inspirar novamente e retornar à posição inicial, soltando o ar pela boca.

2. Ponte

A ponte é um tipo de atividade que ajuda a melhorar o condicionamento físico, auxiliando no fortalecimento da musculatura das costas, principalmente da lombar.

Além de ser bem simples de fazer, ela ainda propicia excelentes resultados no longo prazo, prevenindo e tratando as dores na coluna vertebral.

Para realizar o exercício, fique em quatro apoios, mantenha os antebraços no chão e eleve os joelhos e o quadril, mantendo-se nessa posição estática. Contraia o abdômen e os glúteos e permaneça cerca de 40 segundos na postura.

3. Remada curvada

A remada curvada é um exercício multiarticular que mobiliza a musculatura do antebraço, do braço e da região dorsal. Algumas das principais vantagens desse tipo de atividade são:

  • aumento da estabilização e equilíbrio durante os treinos;
  • aumento de volume na região dorsal;
  • melhora na produção de amplitude e força;
  • melhora na funcionalidade em geral.

Para praticar, é necessário segurar dois halteres ou uma barra em frente ao corpo, deixando-os alinhados abaixo do ombro.

Deixe os pés afastados na distância do quadril, dobre os joelhos levemente e leve o cotovelo para trás enquanto puxa os halteres ou a barra até o umbigo.

Comece a descida com os cotovelos estendidos e realize o movimento de modo controlado, até abrir as escápulas. Faça as repetições de acordo com a orientação de um profissional.

4. Prancha isométrica

A prancha abdominal é um exercício isométrico simples e eficaz, que trabalha vários grupos musculares do corpo, ajudando na melhora da postura e no fortalecimento geral.

Alguns dos benefícios são estabilidade, ombros saudáveis e costas fortalecidas. Para fazer, na posição de prancha, apoie as pontas dos pés e os cotovelos no chão, de maneira que fiquem alinhados aos calcanhares.

Fique nessa posição por cerca de 40 segundos.

Agora que já conhece os principais exercícios para coluna vertebral, saiba que é muito importante realizar essas atividades com a ajuda de um profissional especializado para evitar lesões.

Na Academia Nadarte, você encontrará pessoas capacitadas e preparadas para auxiliá-lo durante os treinos!

Gostou do post e quer conhecer as modalidades de exercícios oferecidos pela Academia Nadarte? Então, entre em contato conosco. Será um prazer tirar as suas dúvidas!

Escrito por Academia Nadarte