Você sabe quais são as maiores atletas femininas do mundo? O esporte é uma área onde as habilidades físicas e mentais são colocadas à prova. Desde a antiguidade, as pessoas competem em diversas modalidades esportivas e a história está repleta de grandes atletas que se destacaram.

No entanto, o esporte nem sempre foi igualitário e as mulheres tiveram que lutar muito para conquistar seu lugar no mundo esportivo. A trajetória não foi fácil, mas elas conseguiram superar obstáculos e alcançaram o sucesso em suas carreiras, tornando-se ícones e inspirando pessoas até hoje.

Quer saber quem são elas? Então, acompanhe a leitura e conheça os principais nomes.

1. Charlotte Cooper

Charlotte Cooper foi uma tenista britânica que se destacou no esporte no final do século XIX e início do século XX. É considerada a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro olímpica na história do tênis, vencendo o torneio feminino nos Jogos Olímpicos de Atenas em 1896.

Ao longo de sua carreira, conquistou cinco títulos de simples feminino em Wimbledon e três títulos de duplas femininas. Ela se aposentou das quadras aos 42 anos e faleceu com 96 anos, em 1966. Com suas conquistas, Charlotte Cooper abriu caminho para o desenvolvimento do tênis feminino como uma modalidade popular e respeitada, sendo lembrada até hoje como uma das maiores atletas femininas do mundo.

2. Aída dos Santos

Aída é carioca, nascida em São Gonçalo, Rio de Janeiro, que começou a praticar atletismo ainda na adolescência. Em 1959, estabeleceu um recorde brasileiro em salto em altura, com a marca de 1,63 metro.

Em 1964, se classificou para os Jogos Olímpicos de Tóquio, tornando-se a primeira mulher negra a representar o Brasil em uma olimpíada e conquistou a sexta colocação na final. Ela continuou a representar o Brasil em competições internacionais, conquistando diversas medalhas em Jogos Pan-Americanos e Sul-Americanos, além de bater novos recordes em sua especialidade.

Ela encerrou sua carreira como atleta em 1971, mas sua contribuição para o esporte brasileiro e para o avanço das mulheres e dos negros no mundo esportivo é reconhecida até hoje.

3. Larissa Latynina

Larissa Latynina é uma ex-ginasta soviética nascida na Ucrânia em 1934. Ela é considerada uma das maiores atletas femininas da história do esporte, com um total de 18 medalhas olímpicas, sendo 9 delas de ouro, conquistadas ao longo de três edições dos Jogos Olímpicos.

Sua primeira Olimpíada foi em Melbourne em 1956, quando conquistou 6 medalhas, sendo 4 de ouro. Nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, Larissa Latynina mais uma vez mostrou sua supremacia na ginástica, conquistando mais 4 medalhas de ouro, além de uma de prata e outra de bronze.

Sua última participação nas Olimpíadas foi em Tóquio, em 1964, quando conquistou mais duas medalhas de ouro e uma de prata.

4. Maria Lenk

Carioca, nascida em 1915, Maria Lenk é considerada uma das pioneiras da natação no Brasil e uma das maiores atletas femininas da história do país. Em 1932, participou dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, se tornando a primeira brasileira a competir em uma Olimpíada.

Apesar de não ter conquistado medalhas em sua primeira participação, continuou a se dedicar ao esporte e em 1936, participou da sua segunda Olimpíada, em Berlim, onde ficou em quinto lugar na prova de 200 metros peito.

Além disso, Maria Lenk conquistou diversos títulos sul-americanos e brasileiros ao longo da sua carreira e quebrou vários recordes nacionais e internacionais.

Agora que você já conhece algumas das maiores atletas femininas do mundo, viu que a trajetória nunca foi fácil, mas essas mulheres conquistaram uma grande carreira por meio da disciplina, treino e persistência. Assim, ainda inspiram milhares de mulheres a se superarem no mundo do esporte.

Gostou de saber mais sobre esses grandes nomes do esporte? Então, compartilhe o post nas redes sociais para que outras pessoas conheçam também!

Escrito por Academia Nadarte