O Brasil é um país que respira esporte. Com uma rica história de grandes nomes em diversas modalidades, não é surpresa que as mulheres também tenham deixado sua marca no cenário esportivo. Aliás, você sabe quais são as maiores atletas femininas do Brasil?

Seja nas piscinas, quadras, gramados ou pistas, nós contamos com mulheres que se tornaram verdadeiros ícones, inspirando milhares de pessoas a conquistarem seu espaço nos esportes.

Acompanhe a leitura e conheça as 04 maiores atletas femininas do Brasil!

1. Aída dos Santos

Aída é uma ex-atleta brasileira que se destacou no atletismo nos anos 60 e 70, sendo a primeira mulher negra a representar o Brasil em uma Olimpíada, nos Jogos de Tóquio, em 1964. Ela competiu na prova de 80 metros com barreiras, ficando em 5º lugar na semifinal e também quebrou o recorde sul-americano da prova, com o tempo de 11s6.

Aída dos Santos foi uma grande pioneira do atletismo feminino no Brasil e uma importante figura na luta contra o racismo e a discriminação no esporte. Sua carreira inspirou muitas outras mulheres a se dedicarem ao esporte e a lutarem por igualdade de oportunidades. Por isso, até hoje é reconhecida como uma das maiores atletas femininas do Brasil.

2. Daiane dos Santos

Daiane dos Santos é a maior ginasta artística da história do Brasil. A atleta, natural de Porto Alegre, conquistou o ouro no Mundial de 2003 e foi a primeira ginasta brasileira a atingir esse feito. Além disso, foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, consolidando-se como uma das maiores atletas femininas do Brasil de todos os tempos.

Sem dúvida, sua técnica e habilidade nas apresentações de solo ficaram marcadas na história da ginástica artística brasileira.

3. Maria Lenk

Maria Lenk foi uma nadadora brasileira que se destacou nas décadas de 30 e 40. Ela foi a primeira mulher brasileira a competir em uma Olimpíada, nos Jogos de Los Angeles, em 1932. Nessa ocasião, ela competiu nos 100 metros livre e ficou em 5ª lugar.

Lenk quebrou vários recordes sul-americanos e brasileiros ao longo de sua carreira e conquistou inúmeros títulos e medalhas em competições nacionais e internacionais.

Ela foi uma pioneira da natação feminina no país e um exemplo de superação e determinação. Mesmo em uma época em que o esporte feminino era pouco valorizado e reconhecido, ela se dedicou intensamente à natação e conseguiu grandes resultados.

4. Rafaela Silva

Rafaela Silva é uma judoca brasileira que se tornou campeã olímpica nos Jogos do Rio em 2016. Ao longo de sua carreira, conquistou diversos títulos importantes, incluindo o ouro no Campeonato Mundial em 2013 e duas medalhas de bronze em Campeonatos Mundiais. Também foi medalhista de ouro em várias etapas do Circuito Mundial de Judô e nos Jogos Pan-Americanos.

Além de suas conquistas esportivas, Rafaela Silva é uma figura inspiradora por sua história de superação. Ela enfrentou diversas dificuldades ao longo de sua vida, incluindo o preconceito e a discriminação por ser negra e moradora de uma comunidade. No entanto, nunca desistiu e sempre lutou por seus objetivos com muita garra e determinação.

Essas são apenas algumas das maiores atletas femininas do Brasil. Afinal, nós podemos contar com inúmeras mulheres que se destacaram nos esportes, trazendo muito orgulho para o país e inspirando diversas outras pessoas a terem disciplina e persistência para superar todos os tipos de obstáculos.

Quer saber mais sobre o mundo esportivo? Então, siga a Nad’arte nas redes sociais e acompanhe nossas publicações! Estamos no Facebook e no Instagram.

Escrito por Academia Nadarte