Inchaço, cólica e mal-estar não parecem a receita ideal para um bom dia de treino. Mas, você sabia que exercícios durante o período menstrual ajudam a diminuir esses sintomas?

Pensando nisso, elaboramos este texto com 4 exercícios para você fazer antes e durante essa fase do seu ciclo e aumentar a qualidade de vida. São práticas que diminuem o inchaço, como corrida e caminhada, e aumentam o bem-estar, como yoga e dança.

Continue lendo, anote todas as dicas e prepare-se para o próximo mês!

A importância de manter o corpo em movimento

O mal-estar que as mulheres costumam sentir durante os períodos antes e durante a menstruação está relacionado com a oscilação de hormônios, principalmente a baixa de progesterona e estrogênio — que tem relação com a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

No entanto, a prática de exercícios estimula a produção desses mesmos hormônios, melhorando a sensação física e mental dessa fase.

Veja exercícios indicados para o período menstrual

Veja agora quais são os exercícios indicados para cada fase do período menstrual e os benefícios que se pode obter de cada um.

1. Yoga na fase menstrual

Essa fase vai do início ao fim do sangramento, que pode durar de 3 a 7 dias, e inclui baixa considerável de hormônios ovarianos — LH e FSH, que impactam na produção de energia e na disposição do corpo.

Nesse período, o organismo pede para descansar e poupar energia, e você também poderá sofrer com cólicas. Assim, os exercícios mais recomendados para essa fase são aqueles de baixo impacto, mas que, ainda assim, trazem bem-estar — como caminhada e yoga.

2. Corrida na fase folicular

Essa fase começa após o ciclo menstrual, quando o corpo retoma todo o trabalho para se preparar para uma possível gravidez.

Na fase folicular, os hormônios aumentam e, como eles, sobe também a energia e a disposição. Por isso, é o momento perfeito para dar aquele gás nas atividades mais intensas e aeróbicas, como corrida e spinning.

3. Dança ou cardio na ovulação

O auge dos hormônios acontece no momento da ovulação, quando o óvulo é liberado e a mulher pode engravidar.

A disposição é grande, assim como a sensação de bem-estar — e isso pode ser prolongado ou administrado na hora dos treinos. Por isso, aposte na dança ou nos treinos de cardio, para gastar toda essa energia.

4. Pilates na fase lútea

Essa é a fase da temida tensão pré-menstrual, quando não há a ovulação e o corpo se prepara para menstruar. Os hormônios baixam, o humor é mais introspectivo e a vontade de fazer algo é bem pequena.

Para não se entregar e preparar o organismo para os inchaços, as cólicas e as dores da fase seguinte, o ideal é se dedicar a atividades prazerosas e de baixo impacto, como yoga e pilates.

Peça ajuda profissional

Se, ainda assim, o mal-estar nessa fase for grande e a vontade de fazer algo for nenhuma, vale consultar um médico para medir os hormônios e um profissional da área física para orientar nas atividades e mudá-las caso pareçam difíceis ou impraticáveis. E lembre-se: respeite sempre os limites do seu corpo.

Como vimos, os exercícios durante o período menstrual podem ser aliados perfeitos para diminuir os incômodos dessa fase, e ainda ajudam a dar um upgrade nas práticas quando os hormônios estão a todo vapor.

O ideal é conhecer cada fase do seu ciclo, quais hormônios oscilam, e como isso impacta na sua disposição e comportamento. Assim, você poderá investir em atividades mais enérgicas na fase da ovulação, ou mais relaxante na fase lútea.

Agora que você já sabe tudo sobre exercícios durante o período menstrual, aproveite para deixar uma dica nos comentários!

Escrito por Academia Nadarte