A boa saúde física e mental depende, entre tantos fatores, de uma vida ativa em diferentes faixas etárias. No caso das crianças, um caminho interessante é praticar e aproveitar todos os benefícios da natação infantil.

Trata-se de um esporte de baixo impacto, perfeito para começar a inserir os exercícios na rotina dos pequenos. As atividades na água também favorecem brincadeiras lúdicas que alegram o dia de qualquer pessoa.

Inclusive, aos pais que podem participar das aulas com seus filhos, a natação pode ser um momento valioso de conexão. Continue a leitura do artigo e veja 4 pontos positivos!

1. Previne doenças

A natação, como toda atividade física, ajuda a fortalecer a imunidade. Isso ocorre por conta de vários fatores, como o aumento da circulação sanguínea, que leva nutrientes a diversas partes do corpo com mais eficiência.

Mexer o corpo também faz com que as células de defesa trabalhem de forma mais rápida e intensa, melhorando a capacidade do sistema imunológico em proteger o organismo contra todo tipo de ameaça.

O resultado: a criança fica menos suscetível a desenvolver doenças. Vale lembrar que o exercício ainda acelera o metabolismo, promovendo queima calórica para manter o peso na faixa ideal.

2. Ajuda na saúde do sono

O gasto calórico tem efeitos positivos na rotina das crianças. Além de aumentar o apetite, favorecendo a alimentação adequada para um crescimento saudável, ele promove o relaxamento de todo o corpo.

Após a prática de um exercício, o famoso cansaço chega acompanhado de um bom nível de endorfina. Esse é um hormônio liberado durante e após a prática física, que gera sensação agradável de bem-estar.

Como resultado, as crianças sentem menos sintomas de estresse e ansiedade, principalmente à noite. Não é à toa que o sono de qualidade está entre os principais benefícios da natação infantil.

3. Fortalece os músculos e a respiração

O exercício ajuda no desenvolvimento do organismo como um todo, o que é crucial para uma infância saudável. Com a natação, por exemplo, as crianças adquirem habilidades psicomotoras importantes (percepção tátil, noção espacial e de ritmo, etc.).

É um esporte que também fortalece a capacidade respiratória, já que ativa intensamente o diafragma, o coração e a circulação sanguínea. Em resumo, faz com que o controle do fôlego fique mais equilibrado.

A natação ainda é benéfica para a musculatura do tronco e dos membros. Com o alongamento e a movimentação de várias estruturas na água, a criança desenvolve força, agilidade, boa postura e coordenação.

4. Contribui para a socialização da criança

Nadar coloca qualquer pessoa frente a uma série de desafios. Para as crianças, tudo é novo e gera estímulos que podem gerar descobertas incríveis, como a superação dos próprios desafios.

Aprender como se virar na piscina, por exemplo, traz confiança e a sensação de dever cumprido, afetando positivamente a autoestima. Sem contar, claro, o potencial de socialização das aulas em grupo.

Crianças que praticam natação juntas aprendem a respeitar o tempo e o ritmo dos outros. Nessas ricas interações, ela também encontra o clima perfeito para fazer amizades e estabelecer vínculos de afeto.

Agora que você está por dentro dos principais benefícios da natação infantil, não deixe de procurar um local especializado para matricular o seu filho. Assim, ele poderá fazer aulas com a devida orientação e suporte.

Ainda não acompanha o nosso trabalho nas redes sociais? Siga-nos agora no Facebook e no Instagram para ficar por dentro das novidades!

Escrito por Academia Nadarte