Conviver com a ansiedade é um desafio permanente e diário. Portanto, parte do processo consiste em trabalhar com alguns mecanismos para lidar com as crises por meio de exercícios para ansiedade.

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico Frontiers in Psychiatry, as atividades físicas regulares podem reduzir em até 60% os riscos para desenvolver o problema.

Embora o impacto positivo dos exercícios em relação à ansiedade já seja conhecido, os pesquisadores destacam que fatores como a duração dos efeitos e a importância da intensidade da atividade permanecem desconhecidos.

Neste post, vamos apresentar algumas opções de exercícios para ansiedade. Confira!

1. Corrida e caminhada

Pode parecer simples, mas sair de casa, respirar o ar das ruas, caminhar distâncias maiores, vendo espaços novos e paisagens, pode fazer bem para a sua mente.

É por meio da caminhada que você dará espaço para o pensamento, liberando energia e conseguindo administrar o que se passa no momento.

No caso da corrida, o corpo produz mais endorfina, por exigir mais energia. Como consequência, você sentirá uma sensação de bem-estar, enquanto alivia a ansiedade e melhora o condicionamento físico.

2. Ioga

O ioga é um tipo de exercício que ajuda no controle do corpo e da mente. Além de aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos, auxilia a evitar a ansiedade e o estresse. Outras atividades incluem:

  • zumba;
  • dança;
  • Pilates;
  • natação.

Todos esses exercícios físicos melhoram o bem-estar e elevam a autoestima, pois a prática frequente queima calorias.

Além disso, eles trazem benefícios ao cérebro, como a melhora na cognição, memória e em seu funcionamento.

3. Meditação

A meditação é uma prática de autoconhecimento e que pode ser considerada um exercício físico, desde seja atrelada a outras atividades, como Pilates ou yoga.

Ela consiste em uma técnica que pode auxiliar as pessoas que sofrem com crises constantes e têm dificuldade para desacelerar, por exemplo.

A meditação pode ser feita em qualquer lugar e até utilizada como um meio para aplicar o mindfulness, que é caracterizado em focar em cada atividade de modo único e exclusivo.

4. Alongamento

Outro exercício que pode ser feito no conforto de casa é o alongamento. Ele também está associado ao Pilates ou ioga, ou pode ser feito de maneira isolada.

É recomendado se alongar ao acordar e antes de dormir, preparando as articulações e os músculos tanto para o dia que se inicia quanto para o repouso.

5. Dança

As aulas de dança feitas na sua casa ou em um estúdio próprio são excelentes maneiras de mandar a ansiedade para longe e, ainda, melhorar o condicionamento físico.

Nesse caso, é possível fazer aulas online ou colocar algumas músicas para tocar e soltar o esqueleto. O importante é se divertir e liberar a tensão!

Agora que já conhece os principais exercícios para ansiedade, saiba que também existem atividades de respiração que contribuem para combater esse problema.

Alguns deles incluem a expiração alongada, abdominal, alternando as narinas e quadrada. Não deixe de pesquisar sobre elas para saber mais!

Gostou do post e quer saber mais? Então, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e YouTube!

Escrito por Academia Nadarte