Boxe é um esporte de luta em que são utilizadas luvas acolchoadas nas mãos para atacar e se defender de golpes dos adversários. O objetivo da prática, que tem ganhado uma legião de adeptas nas academias brasileiras, é pontuar ou nocautear o oponente conforme uma série de regras predeterminadas.

Sem dúvidas, há muitos benefícios do boxe para o corpo feminino, o que explica o sucesso do esporte com as mulheres. Em pouco tempo de treinamento, as atletas dão adeus às gordurinhas indesejadas, tonificam a musculatura e ganham mais flexibilidade. Tudo isso, é claro, cuidando da saúde.

Agora, veja por que praticar boxe é ideal para desenvolver e tonificar o corpo das mulheres!

Por que praticar boxe traz benefícios para o corpo feminino?

Respondendo à questão, uma aula de boxe com duração média de uma hora consegue queimar até mil calorias, a depender da intensidade dos movimentos e da dedicação da pessoa à série de exercícios. Incrível, não é?

Outro fator interessante do esporte são as vantagens para a região da barriga. Para você ter ideia, durante a aula, o abdômen fica contraído por muito tempo, o que ajuda a perder a gordura visceral, aquela que fica por trás da parede abdominal e contribui para definir a cintura.

Além disso, exercícios com corda, flexões de braço e abdominais fazem parte do treinamento. Uma boa sequência de boxe envolve diferentes formas de movimentos repetitivos que fortalecem todo o corpo, especialmente os braços, as pernas e o tronco.

A prática de boxe pode se adaptar perfeitamente à rotina da esportista, que consegue realizar o exercício antes ou depois do trabalho e da faculdade, por exemplo. Em todo caso, a pessoa se sentirá melhor, mais revigorada e de bem com a vida após dedicar-se aos exercícios, encarando o dia e a rotina com leveza, vigor e vitalidade.

Quais são os principais benefícios do boxe para o corpo feminino?

Agora que você já sabe por que praticar boxe é ideal para quem busca qualidade de vida, entenda quais são as vantagens desse esporte para o corpo feminino!

Defesa pessoal

Um dos benefícios do boxe para as mulheres é a sensação de segurança e a maior confiança que a atleta começa a sentir após o treino.

Ao se dedicar à série de exercícios, a mulher aprende golpes que são aplicados, em determinadas situações, na defesa pessoal. Como resultado, ela se sente mais segura e confortável com o passar do tempo e a maior intensidade das aulas.

Redução do estresse

Além de ser um excelente esporte para a saúde física, o boxe pode ser utilizado como uma válvula de escape para as tensões do dia a dia.

O esporte diminui os hormônios relacionados ao estresse, a exemplo do cortisol, e aumenta as endorfinas, que são os produtos químicos responsáveis pela sensação de bem-estar no corpo feminino. Com certeza, após começar a praticar o boxe, a pessoa diminui consideravelmente as tensões e a ansiedade do dia a dia.

Autoestima elevada

Praticar boxe também é uma forma saudável de elevar a autoestima, uma vez que as atletas se sentem mais seguras, ativas e com qualidade de vida. Assim, o esporte auxilia na aceleração do metabolismo, queimando a gordurinha localizada e agindo no emagrecimento, fatores que são comumente associados à saúde corporal.

Perda de peso

Como você viu anteriormente, uma aula de boxe pode gastar até mil calorias. Isso ocorre porque o esporte exige muito esforço da atleta, que consegue queimar as gordurinhas — inclusive a gordura que deixa o braço mais volumoso. O resultado, além da melhoria do condicionamento físico, é a perda de peso corporal.

Condicionamento físico

O item anterior nos traz a este, pois um benefício inegável do boxe para o corpo feminino é o condicionamento físico. O esporte passou a ser procurado por pessoas de todas as idades porque tem treinos muito completos, que tonificam os músculos, melhoram a parte cardiovascular e desenvolvem os reflexos da pessoa.

Mais força e reflexos corporais

Ao treinar exercícios de socos, chutes e saltos, muito comuns em séries de boxe, as atletas desenvolvem resistência física e força para realizar as atividades. O motivo é que a repetição constante dos movimentos fortalece os músculos do corpo feminino, deixando as alunas mais fortes.

Ao mesmo tempo, o esporte exige concentração e coordenação, características essenciais para aplicar corretamente os golpes. Por isso, as mulheres que praticam boxe têm reflexos aguçados, conseguindo se esquivar dos ataques adversários com agilidade.

Fortalecimento do corpo

Muitas mulheres ficam receosas ao começar a praticar o boxe e acabar ganhando músculos demais, ou ficar com o corpo masculinizado.

Mas o treino de boxe apenas esculpe e tonifica a massa muscular existente. Esse tipo de treinamento não faz os músculos bombarem, já que não há exercícios com carga e, sim, com repetições que proporcionam o aumento da resistência e a definição corporal.

Neste conteúdo, você descobriu que existem muitos benefícios do boxe para o corpo feminino. Afinal, o esporte pode ser praticado por mulheres de todos os pesos, idades e níveis de condicionamento físico, desde que estejam aptas a realizar a atividade física sem nenhuma restrição médica. Por isso, procure uma academia equipada e comece a treinar regularmente.

O que está esperando para iniciar uma atividade física e melhorar a sua qualidade de vida? Entre em contato com a Nad’arte e visite a academia mais próxima a você!

Escrito por Academia Nadarte