É comum encontrar pessoas que sentem uma intensa dor na canela ao caminhar, correr, saltar ou subir escadas.

Muitos acreditam que isso é frescura ou falta de condicionamento físico. Na verdade, até mesmo atletas muito bem treinados sentem essa dor.

O incômodo pode até passar depois de alguns dias de descanso, mas é só o indivíduo retomar a rotina de corrida que o incômodo volta a atrapalhar o seu rendimento.

Essa condição é chamada de canelite e, apesar de não ser uma lesão grave, causa bastante desconforto. Se você sente esse tipo de dor ao fazer exercício aeróbicos e nunca soube a causa, este texto pode ajudar!

Continue a leitura e saiba mais sobre como evitar a canelite!

O que caracteriza a dor na canela ao caminhar?

A canelite — também chamada de síndrome do estresse tibial medial ou periostite medial da tíbia — é uma inflamação da tíbia ou dos tendões e músculos que a envolvem.

Existem dois tipos de canelite: a anteromedial e a posterolateral. O que diferencia uma da outra é a região onde o indivíduo sente dor.

Na canelite anteromedial, a dor se concentra na parte superior do osso. Já a dor causada pela posterolateral se encontra na parte mais baixa da canela.

Quais são as causas e os sintomas da canelite?

Os sintomas da canelite são muito específicos e, por isso, essa condição é fácil de ser detectada. O indivíduo sente uma dor insistente e chata na canela, podendo ser na frente ou atrás do osso.

Essa dor costuma melhorar depois de algumas horas de repouso. No entanto, ela tende a voltar toda vez que a pessoa retoma as atividades aeróbicas, podendo piorar em treinos mais intesos.

A canelite pode ser causada por vários fatores isolados ou associados, sendo os principais:

  • uso de tênis desgastado ou inadequado para corridas;
  • falta de alongamento ou aquecimento antes de atividades físicas intensas;
  • pisada errada;
  • corridas em terrenos irregulares;
  • excesso de exercícios para perna, sem tempo para repouso.

Além disso, é importante ressaltar que, em casos mais raros, a canelite pode ser causada por fatores genéticos, inflamações locais, fraturas e, até mesmo, tumores. Por isso, é preciso ser diagnosticado por um médico ou fisioterapeuta.

Como evitar essa dor em atividades físicas?

O primeiro passo para evitar a canelite é investir em um tênis de qualidade, com um formato de sola que se adeque ao seu tipo de pisada. Alterne o tipo de solo em que costuma se exercitar, para diminuir o impacto.

Além disso, se gosta de correr, é indicado que o treino não seja iniciado pela corrida. Comece caminhando por alguns minutos e vá aumentando o ritmo.

Por último, conte com a ajuda e orientação de um profissional. Ele saberá dosar a intensidade e a frequência das suas atividades para evitar lesões.

Agora que já sabe o que causa a dor na canela ao caminhar e como evitá-la, comece a ter mais cuidado com os seus treinos. Se você seguir todas as nossas dicas, temos certeza de que não sofrerá mais esse incômodo.

Gostou deste texto? Então compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas saibam mais sobre a canelite!

Escrito por Academia Nadarte