Muito se engana quem pensa que os exercícios para glúteos fazem parte apenas dos treinos femininos. Treinar os glúteos, assim como qualquer outro grupo muscular do nosso corpo, é fundamental para quem deseja ter um melhor condicionamento físico — além, é claro, de proporcionar uma silhueta mais bonita.

Sabemos que muitas pessoas não gostam de treinar glúteos, pois, por serem músculos grandes, exigem um maior esforço físico e dedicação para ficarem tonificados. Por este motivo, trouxemos neste artigo os melhores exercícios para glúteos para você que quer atingir resultados o mais rápido possível.

A seguir, também falaremos mais sobre a importância do treino de glúteos. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

Por que fazer exercícios para os glúteos?

Você já percebeu que a maioria dos atletas tem os glúteos tonificados? Isso acontece porque os glúteos, assim como os músculos das costas, panturrilha e isquiotibiais, são os grandes responsáveis por manter a estabilidade do nosso corpo e aumentar a potência dos nossos movimentos.

Existem muitos casos de pessoas que apresentam dores na lombar e problemas na postura justamente por não fortalecerem os músculos da cadeia posterior do corpo, como é o caso dos glúteos.

Veja quais são os benefícios que o treino de glúteos pode proporcionar:

  • melhora na postura;
  • maior estabilidade corporal para realizar os movimentos durante o treino de outros músculos;
  • aumento da potência dos movimentos dos membros inferiores, como saltos e chutes;
  • auxílio no tratamento de lesões no joelho e no quadril.

Quais são os melhores exercícios para glúteos?

Existem vários exercícios simples e combinados que podem ser feitos para fortalecer os glúteos, no entanto, quando falamos sobre treino de glúteos, os exercícios de agachamento são os mais lembrados.

Agachamento simples, lateral, a fundo, sumô, alternado e com salto: todos os tipos de variações de agachamentos são essenciais para o treino de glúteos. O agachamento lateral, por exemplo, fortalece as laterais dos glúteos, que são essenciais para a estabilidade das articulações do quadril. Já o agachamento a fundo, além de trabalhar o bumbum, também envolve os músculos das coxas, costas e abdômen.

Além dos agachamentos, também podemos citar os saltos, pontes, elevação lateral e exercícios de isometria como grandes aliados no treino de glúteos.

Como montar um treino eficiente?

A melhor forma de montar um treino de glúteos eficiente é contar com a ajuda de um profissional de educação física. Muitas pessoas acham desnecessário ter a ajuda de um profissional, mas lembre-se de que até mesmo os atletas profissionais são orientados por educadores físicos.

Você pode até mesmo ter experiência e entender sobre exercícios físicos, mas a ajuda de um profissional é essencial para que você continue progredindo. Além disso, vale ressaltar que cada pessoa tem um tipo de objetivo, até mesmo para treinos de glúteos. Enquanto uns apenas querem definir os músculos do bumbum, outros querem aumentar o ganho de massa na região.

Por último, mas não menos importante, seguir o treino de um profissional também é a melhor maneira de evitar lesões provocadas por excesso de treino ou execução errada. Portanto, procure por uma academia que conte com uma equipe especializada e equipamentos de qualidade para garantir a sua segurança durante seus treinos.

Agora que você já sabe quais são os melhores exercícios para glúteos e qual é a importância de contar com a ajuda de um profissional, temos certeza de que em pouco tempo você terá um bumbum de dar inveja.

Ficou interessado em frequentar uma academia de qualidade com profissionais especializados para assim melhorar os seus treinos? Então, entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre a Nadarte!

Escrito por Academia Nadarte