O equilíbrio, também chamado de estabilidade postural, é um processo no qual conseguimos manter a posição do corpo estabilizada.

Assim, quando nosso corpo está em repouso, dizemos que ele está no equilíbrio estático; se ele estiver em movimento, é considerado o equilíbrio dinâmico.

Com ajuda de exercícios para melhorar o equilíbrio, é possível garantir diversos benefícios para nossa saúde. Entre eles, evitar quedas e conseguir realizar atividades simples do dia a dia, como levantar-se de uma cadeira, entre outros.

Quer descobrir três exercícios que vão ajudar você a melhorar o seu equilíbrio? Não deixe de conferir todos os tópicos que listamos a seguir. Boa leitura!

1. Equilíbrio em aterrissagem

Neste exercício, você deverá ficar em pé em uma caixa que tenha entre 15 e 30 cm de altura. Em seguida, pule dessa caixa com um pé só, mas mantenha o joelho alinhado com o pé e evite travar a perna.

Não esqueça que, na hora de pular, o outro pé precisará ficar em um ângulo de 90° alinhado atrás de você. Quando você for aterrissar, é preciso manter a posição de equilíbrio por cerca de 5 segundos.

Esse procedimento também deve ser repetido com a outra perna.

2. Exercício com halter

Os halteres também podem ser utilizados nos exercícios para melhorar o equilíbrio. Para isso, é necessário ficar em pé e com os pés separados a uma distância correspondente à largura dos seus quadris e do peso corporal distribuído entre as suas duas pernas.

Feito isso, você deve pegar o halter com a mão esquerda, deixando a palma da mão para cima.

Na sequência, tire a perna esquerda do chão e deixe-a dobrada por até 30 segundos. Quando retornar à posição original, repita o exercício com o lado direito.

3. Exercício com a cadeira

Esse é o exercício que você pode fazer sem a necessidade de muitos equipamentos. Para isso, precisará apenas de uma cadeira estável e robusta. Mas lembre-se de verificar primeiro se esse móvel não vai se mover durante as atividades.

Para iniciá-lo, você precisa apoiar bem os dois pés no chão. Em seguida, sente-se e levante-se da cadeira como se estivesse realizando agachamento.

Lembre-se de deixar a coluna sempre ereta. Se houver necessidade, utilize uma superfície de suporte em frente da cadeira para que fique mais estável quando ficar em pé.

Apesar desses exercícios para melhorar o equilíbrio não serem difíceis de realizar, não se esqueça de que toda atividade física deve ser acompanhada de um especialista. Dessa forma, é possível evitar fraturas e torções durante o procedimento que venham comprometer a sua saúde.

Por isso, deixe de contar com uma boa academia nesse momento. Com a ajuda da Academia Nad’arte, você poderá realizar todos os exercícios para melhorar o equilíbrio de forma simples e proveitosa, visto que terá instrutores especialistas no assunto e que darão todo apoio e suporte necessário para você. Isso porque os educadores físicos têm o papel de acompanhar o seu progresso de perto.

Quer descobrir outras vantagens de contar com a Academia Nad’arte na hora de realizar os seus exercícios? Entre em contato conosco agora mesmo. Não perca essa chance!

Escrito por Academia Nadarte