“Entrei na academia, comecei a malhar e engordei”. Essa é uma sensação que muitas pessoas que iniciam na musculação têm.

Afinal, elas começam a ter um estilo de vida mais saudável e observam os resultados, mas nem sempre eles acontecem da forma esperada.

Antes de tudo, é preciso dizer que o corpo se adapta muito rapidamente a qualquer tipo de exercício. Quem corre, por exemplo, tende a ganhar condicionamento mais rápido.

Aqueles que treinam mobilidade e flexibilidade se tornam mais flexíveis em questão de semanas. Já quem começa a treinar com pesos, aumentam a massa muscular em pouco tempo.

Isso já ajuda a mostrar a ideia de que quem faz musculação tende a se tornar um pouco mais pesado. Mas, antes que você se desespere com a balança, sugerimos que você leia este post até o final.

Pronto para saber mais? Vamos em frente!

O que acontece quando começamos a malhar?

Quando começamos a malhar, o nosso organismo entra em uma espécie de “choque”. Não raro, sentimos muitas dores musculares.

A depender dos grupamentos musculares e da nossa fraqueza, a intensidade desse desconforto pode ser bem alta.

Esse é um sinal claro de que o seu corpo está lutando para adaptar os seus músculos aos novos estímulos que estão no seu treinamento.

Essencialmente, o treinamento resistido — popularmente conhecido como musculação — tem como objetivo o ganho de força e, consequentemente, o aumento da massa muscular.

Portanto, quanto mais você se desenvolve e avança para séries mais desafiadoras, mais músculos constrói.

Com isso, as áreas do seu corpo que eram mais fracas começam a apresentar maior tônus muscular e, de maneira geral, seu aspecto estético muda para um físico mais escultural.

Tudo isso resulta no aumento do peso. Essencialmente, sua composição corporal muda e sua “massa magra” se torna maior.

Quais são as diferenças entre “massa gorda” e “massa magra”?

Muitas pessoas escutam esses termos diariamente. Massa gorda é o termo mais popularizado para o tecido adiposo — aquela parte do seu corpo que corresponde ao seu estoque de gordura.

Já a massa magra delimita o seu peso livre das gorduras. Ossos, vísceras, músculos, tendões e outros componentes entram nessa equação.

Porém, quase sempre, a massa magra é relacionada ao peso dos seus músculos.

Como saber se houve ganho de massa muscular?

Muitas pessoas se perguntam se o aumento do peso mostrado na balança é devido ao ganho de massa muscular ou se é um acúmulo de gordura.

Uma forma de descobrir isso é se olhando no espelho. Se o seu corpo está mais “rígido” e com um aspecto mais escultural, esse é um excelente sinal de que ele está se adaptando bem aos exercícios.

Obviamente, essa não é a maneira mais eficiente — ou, até mesmo, mais científica — de definir esse avanço, mas é um bom começo.

Para aqueles que querem realmente acompanhar a sua transformação corporal, o ideal é fazer uma avaliação física com um nutricionista ou com um profissional da área da educação física.

Inclusive, é por isso que muitas academias recomendam essa avaliação antes do início dos treinos, pois ela serve como um parâmetro claro para o aluno que começou a se dedicar à sua atividade física.

Se você ainda se pergunta “comecei a malhar e engordei?”, talvez a melhor forma de tirar essa dúvida seja com a avaliação física.

Certamente, você se surpreenderá com os resultados, que, de maneira geral, são muito positivos.

Não se esqueça de manter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis (como uma boa noite de sono) para potencializar ainda mais os seus ganhos.

Gostou desta postagem? Então, compartilhe-a com os seus amigos nas redes sociais!

Escrito por Academia Nadarte