padrões de beleza

Atualmente, a sociedade e a chamada “ditadura da magreza e do corpo perfeito” impõem padrões de beleza a serem seguidos pelas pessoas.

Esse tipo de modelo acaba desmotivando muitos indivíduos na tarefa de entender como ser saudável. Além disso, influencia negativamente na autoestima.

É bem verdade que a prática de exercícios físicos e uma alimentação de qualidade são essenciais para que o organismo trabalhe bem e a pessoa viva melhor.

Entretanto, é essencial saber que cada um tem um metabolismo particular, obrigações distintas e uma maneira diferente de se exercitar.

Por isso, seguir uma rotina de treinos e montar uma dieta balanceada segundo as necessidades específicas é fundamental para conseguir resultados melhores e motivadores.

Ficou interessado em saber como ser saudável sem se preocupar com os padrões gerais de beleza? Então, este post é para você. Continue a leitura e confira!

Cuidado com a saúde sem a obsessão por um corpo magro

Como ressaltamos, cada organismo reage de uma maneira às atividades físicas e à dieta às quais é submetido.

Além disso, cada pessoa tem uma rotina particular e, muitas vezes, compromissos profissionais e familiares acabam por tomar grande parte do tempo do dia.

Por isso, não devemos fazer comparações. Esses padrões impostos pelo mundo fitness, de corpos sem qualquer imperfeição, são de pessoas que, via de regra, vivem para isso.

Como exemplos podemos citar modelos, atletas, dentre outras profissões nas quais ter um corpo torneado e bem cuidado é a única maneira de conseguir espaço no mercado.

Entender como ser saudável vai muito além. Você pode, à sua maneira, exercitar-se e comer alimentos mais leves, cuidando do número de calorias, sem exageros.

Os resultados serão uma vida mais leve e sem tantas cobranças, aliados a um corpo saudável que refletirá nas suas medidas e nos indicadores da sua saúde.

Importância de um objetivo

Outro ponto muito relevante, no entendimento de como ser saudável, é determinar um propósito na sua rotina de treinos e alimentação.

Isso significa que cada um deve vislumbrar seu corpo da maneira que deseja e remar para esse objetivo. Tudo isso com calma e respeitando os limites individuais.

Dessa forma, você conquistará seu objetivo, fará a inserção de hábitos saudáveis na sua rotina e elevará a autoestima. Porém, sem sacrifícios e abdicações exageradas.

Dicas de como ser saudável

Para entender melhor como conseguir ser saudável lançando mão de atitudes práticas sem cometer loucuras ou aderir à ditadura do corpo perfeito, vamos dar algumas dicas. Vejamos:

Faça exercícios que você gosta

Para começar, em uma rotina de treinos, é muito importante que você foque algo em que tenha prazer. Caso contrário, a chance de abandonar é muito grande.

Escolha um esporte de que você gosta: natação, futebol, corrida, musculação, etc. O que importa é sair da inércia e mostrar para o seu corpo uma nova forma de viver.

Estabeleça metas na sua alimentação

Entender como ser saudável passa muito pelos alimentos que você ingere. Tudo que nosso corpo aparenta é resultado daquilo que comemos.

Portanto, estabeleça metas de alimentação. Aumente a porção de frutas e legumes, regule as calorias e gorduras.

Dessa forma, você se sentirá mais leve e disposto para realizar suas atividades físicas e cumprir seus compromissos rotineiros.

Porém, não se esqueça de deixar refeições livres e aproveitar seus momentos com a sua família, sem restrições.

Encontre uma academia que o impulsione a crescer

Escolher um local para se exercitar que conte com uma estrutura adequada e profissionais compromissados com seu desenvolvimento é fundamental.

Então, procure uma academia em que você estará bem assessorado e fará de seus instrutores, no esporte escolhido, amigos com o compromisso de alcançar seus objetivos.

Portanto, seguir bons hábitos respeitando os limites e as particularidades de cada um é a chave de como ser saudável.

Gostou de entender como ser saudável sem os extremismos dos chamados padrões de beleza? Então, acompanhe nosso outro post no blog e saiba quais as gorduras boas que você deve incluir na dieta!

Escrito por Academia Nadarte