As pessoas nunca se preocuparam tanto com a sua saúde e aparência física quanto nos últimos anos. Por causa disso, surgiram muitas teorias e receitas milagrosas sobre o mundo fitness sobre as melhores séries de musculação para alcançar os resultados esperados.

Além dos mitos que já foram espalhados por pessoas leigas, também existem informações que foram difundidas por profissionais e especialistas, mas que acabaram sendo atualizadas por meio de pesquisas.

Trouxemos este artigo justamente para esclarecer os mitos mais populares e ajudar principalmente quem é novo dentro do mundo da musculação.

A seguir falaremos mais sobre os mitos da série de musculação. Quer saber mais? Acompanhe a leitura!

1. Treino todos os dias gera mais resultados

Um dos maiores erros é acreditar que as séries e repetições feitas com mais frequência geram mais resultados. O descanso é essencial para a recuperação dos músculos, principalmente para quem busca a hipertrofia.

Treinar em excesso pode comprometer o seu desempenho. Isso acontece porque, durante a atividade física, as fibras musculares são lesionadas.

O corpo precisa de tempo para reconstruir essas fibras, e é assim que os músculos crescem. Se você não fizer pausas durante a semana, seu corpo não terá tempo o suficiente para regenerá-las.

2. Treino de hipertrofia precisa de repetições em números pares

Normalmente, na pirâmide de treinamentos, as repetições seguem a sequência de números 12, 10 e 8.

Para aumentar a força, recomenda-se 4 séries de 4 repetições. Já para o ganho de massa muscular, o mais comum são 4 séries de 10 repetições.

Ou seja, os números pares até 12 são, sim, os mais recomendados para ganho de força e hipertrofia.

Os treinos com 15 repetições são indicados para aumentar a resistência, portanto, geralmente são repetições feitas por quem está começando a treinar.

Já o número 20 é usado nos treinos de quem deseja queimar gordura.

3. Treino de menos de uma hora não gera resultados

Estudos recentes mostram que os treinos mais curtos e intensos são os mais benéficos para quem deseja alcançar metas rapidamente.

Podemos citar, como exemplo, o treino de hipertrofia. Ele se caracteriza por, no máximo, 5 tipos de exercícios com 10 repetições cada.

O HIIT, outro treinamento recomendado para hipertrofia, dura apenas 45 minutos. No entanto, os músculos chegam à exaustão.

É claro que isso não significa que quanto mais rápido você fizer as repetições, melhores serão os resultados. O ideal é que cada movimento seja feito com calma e em sua total amplitude.

Realizar os exercícios rápido demais, principalmente quando há sobrecarga, pode acabar machucando os seus músculos ou ligamentos.

4. Treino com mais peso é melhor

Esse é um dos maiores mitos. Por causa dessa informação, muitos iniciantes que querem mudar o corpo rapidamente começam fazendo exercícios com cargas muito pesadas — e acabam se machucando.

Em alguns tipos de treino, a quantidade de repetições e séries se torna mais importante que a carga utilizada.

Pegar mais peso do que o seu corpo aguenta diminui a amplitude dos movimentos — e talvez você nem consiga terminar o número de repetições necessárias. Respeite a sua evolução e o seu corpo.

Agora que você já sabe quais são os maiores mitos envolvendo série de musculação, fique atento na academia.

Se estiver dúvidas, procure sempre pela opinião de um profissional qualificado e que esteja atualizado. Afinal, novas formas de treinar surgem todos os dias.

Gostou das nossas dicas? Está procurando por uma academia para começar os seus treinos? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Escrito por Academia Nadarte