O exame de bioimpedância faz parte da vida de muitas pessoas, como atletas, pacientes que estão passando por uma reeducação alimentar para perder gordura e até mesmo pessoas que querem melhorar seu desempenho na academia.

Se esse assunto também é novidade para você, saiba que está no lugar certo! A seguir, explicaremos o que é bioimpedância, mostraremos como é feito o exame e como os resultados podem ajudar no emagrecimento.

Achou o tema deste artigo interessante? Acompanhe a leitura para saber mais!

O que é bioimpedância?

De forma simplificada, podemos dizer que a bioimpedância se trata de uma análise, comumente feita em academias ou em consultas com nutricionistas, para avaliar e mensurar a composição corporal de um indivíduo. O exame consegue indicar a quantidade de músculos, gordura, massa óssea e até mesmo água.

Os resultados da bioimpedância ajudam a diagnosticar fatores de risco nutricionais e podem auxiliar na prevenção de doenças, sendo também fundamental para quem deseja alcançar mais resultados na academia.

Como funciona o exame de bioimpedância?

Antes de falarmos sobre o exame, precisamos ressaltar que o paciente que pretende se submeter à bioimpedância precisa fazer um preparo prévio para garantir que o resultado coletado seja o mais correto possível. Veja quais são as recomendações:

  • evite tomar café durante as quatro horas que antecedem o exame;
  • não consuma bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas;
  • beba de 2 a 4 copos de água duas horas antes;
  • evite frequentar saunas nas 12 horas anteriores ao exame;
  • use roupas leves para ajudar na precisão do resultado.

O exame é bem simples. Ele é realizado com balanças especiais feitas com placas de metal capazes de conduzir uma corrente elétrica muito leve e fraca.

A corrente elétrica consegue distinguir o que é massa magra, o que é gordura e o que é água por meio da diferença de condução.

Lembrando que cada tecido do nosso corpo possui uma resistência (também chamada de impedância).

Quais informações são coletadas pelo exame?

As balanças usadas para a bioimpedância conseguem coletar várias informações sobre o corpo do paciente, podendo até mesmo calcular quantas calorias o corpo gasta no dia a dia. Veja a seguir quais dados são possíveis estimar com o exame:

  • massa magra;
  • massa gorda;
  • massa muscular;
  • hidratação;
  • densidade óssea;
  • gordura visceral;
  • taxa de metabolismo basal.

Como a bioimpedância pode ajudar no emagrecimento?

Precisamos reforçar que calcular o IMC não é a mesma coisa que fazer o exame de bioimpedância. Apesar do IMC ser um número muito utilizado para ajudar nos tratamentos de emagrecimento, ele não mede a composição do corpo, portanto, não é capaz de mostrar com exatidão qual é o percentual de gordura do corpo.

O mais indicado para quem pretende combater a obesidade ou ter uma vida mais saudável é a bioimpedância. Não somente o peso é o valor considerado para saber se está saudável ou não.

O exame de bioimpedância ajuda tanto os pacientes quanto os nutricionistas a entenderem melhor o que acontece no corpo de cada pessoa. Agora que você já sabe o que é bioimpedância e qual a sua importância, procure uma academia ou nutricionistas especializados para realizar o exame.

Gostaria de ler mais conteúdos sobre saúde, esportes e bem-estar? Siga a Academia Nad’arte nas redes sociais! Estamos no YouTube, Facebook e Instagram.

Escrito por RockContent