Adorado por uns, odiado por outros: seja lá qual for a sua opinião sobre o treino de perna, não há como negar que os exercícios para membros inferiores são importantíssimos para se ter um bom condicionamento físico.

Pernas fortes, além de proporcionar um desempenho melhor nos treinos, também dão a impressão de um corpo mais tonificado e atraente, por isso existem tantas pessoas que querem deixar as pernas mais musculosas o mais rápido possível. Mas, uma dúvida de muitos que focam no treino de pernas é: posso treinar perna todo dia?

A verdade é que treinar uma mesma parte do corpo vários dias seguidos não é uma prática recomendada, nem mesmo para quem almeja a hipertrofia. Achou o tema deste artigo interessante? Então, acompanhe a leitura para entender melhor por que você não deve treinar pernas todos os dias.

Qual a frequência desejada para treino de perna?

Não há como dar uma resposta definitiva para esta pergunta, pois a frequência do treino de pernas varia de pessoa para pessoa. A frequência de quem treina para alcançar a hipertrofia, por exemplo, não deve ser a mesma de quem treina apenas para perder peso. Outros fatores como idade e condições médicas também influenciam.

O treino de perna pode ser feito até 5 vezes na semana, se o número de repetições e a quantidade de carga forem baixas. No entanto, a maioria dos profissionais de educação física não recomenda focar os exercícios ao mesmo grupo muscular por mais de três vezes na semana.

Portanto, se você quer aumentar o seu ganho de massa nos membros inferiores, faça um treino estruturado e alterne os dias de treino de perna e das outras partes do corpo.

Qual a frequência mínima para obter bons resultados?

O correto e o recomendado é que cada grupo muscular seja treinado 2 vezes na semana, para evitar a fadiga muscular e garantir um bom ganho de massa. No entanto, muitos não conseguem frequentar a academia várias vezes na semana devido à correria do dia a dia. Nesses casos, o que é preciso fazer para tonificar as pernas?

Você pode treinar cada grupo muscular apenas uma vez na semana, desde que o volume e a intensidade dos exercícios estejam adequados. Para isso, o ideal é que você conte sempre com a orientação e supervisão de um profissional.

O que acontece quando o treino é excessivo?

Para entender qual é o problema de treinar perna todo dia, primeiro precisamos compreender como os exercícios físicos agem no nosso organismo.

Quando nos exercitamos, as fibras musculares são “quebradas”. Esse processo é necessário para que depois as fibras sejam reconstruídas, maiores e mais resistentes. Treinar o mesmo grupo muscular todos os dias atrapalha o processo de reconstrução das fibras, que acontece durante o descanso do nosso corpo.

Além disso, o excesso de treino, ou overtraining, pode causar fadiga muscular, lesões sérias e até mesmo problemas nas articulações. Para garantir o seu bem-estar físico, respeite as pausas entre os exercícios. Agora, quando alguém perguntar “posso treinar perna todo dia?”, você já sabe qual resposta dar.

As dicas deste texto foram úteis para você? Então, confira este outro artigo do nosso blog onde falamos sobre os 5 erros que você não deve cometer no treino de pernas.

Escrito por Academia Nadarte