Ter mais energia durante o dia, acelerar o metabolismo, aumentar o ganho de massa, melhorar a imunidade e, até mesmo, fazer o cabelo crescer mais rápido: existem diversos motivos que levam as pessoas a usar suplementos alimentares.

Os suplementos alimentares nada mais são do que substâncias químicas, comercializadas em cápsulas ou comprimidos, que têm como objetivo complementar os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Porém, embora não sejam considerados medicamentos pela ANVISA, os suplementos não devem ser usados indiscriminadamente.

A seguir, mostraremos quando usar suplementos alimentares é considerado bom para a saúde. Achou o tema deste texto interessante? Então, acompanhe a leitura!

Por que vale a pena usar suplementos alimentares?

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vale a pena ressaltar que os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação — e não para substituí-la.

Os suplementos alimentares foram criados visando repor tudo aquilo que está faltando em nossa alimentação. Até mesmo uma pessoa que mantém uma dieta saudável e balanceada está suscetível a precisar de suplementos.

A maioria dos suplementos encontrados em farmácias contém uma grande quantidade de vitaminas e proteínas que podem fazer muito bem ao nosso organismo, melhorando a saúde dos nossos órgãos e aumentando a nossa imunidade.

Além disso, os suplementos são perfeitos para pessoas com alguma doença crônica, que pode ser amenizada com a dosagem certa de algum nutriente. Por exemplo, existem suplementos que ajudam a controlar a diabetes.

Veja, a seguir, quais são os tipos de suplementos alimentares e para quê cada um deles serve:

  • hipercalórico: para ganhar peso;
  • proteico: para ganhar massa muscular;
  • termogênico: para acelerar o metabolismo;
  • antioxidante: para combater o envelhecimento;
  • hormonal: para regularizar o sistema hormonal.

O que deve ser levado em consideração do uso?

Não é porque os suplementos são facilmente encontrados em farmácias, na internet ou em lojas de produtos fitness, que você pode tomá-los como e quando bem entender.

Os suplementos alimentares, até mesmo um simples whey protein, só devem ser usados se forem prescritos por um nutricionista ou médico. Esses profissionais farão uma análise completa do seu estado de saúde para poderem prescrever o produto certo e na dosagem correta.

Alguns dos aspectos que os médicos e nutricionistas consideram antes de prescrever um suplemento são o histórico familiar de doenças crônicas, os resultados de exames de sangue, o estilo de vida do paciente e a sua alimentação.

O uso excessivo ou incorreto pode causar problemas nos rins e fígados — uma vez que esses órgãos são responsáveis por metabolizar os nutrientes do corpo —, aumento do colesterol, descontrole do ciclo de sono e ganho de peso.

Como escolher o melhor suplemento alimentar?

Além de considerar a opinião do médico, existem outros pontos que devem ser analisados na hora de comprar um suplemento alimentar.

O primeiro deles é ter certeza de que na caixa no produto está escrito “suplemento alimentar”. Essa é a melhor maneira de saber que você não está levando apenas um polivitamínico para casa. O segundo passo é checar a tabela nutricional e a lista de ingredientes do produto. Se possível, mostre-a ao seu médico ou nutricionista.

Caso você seja alérgico, veja se há a presença de traços de lactose, glúten ou qualquer outro alergênico. Por último, mas não menos importante, cheque a data de validade do produto.

Sobre a marca dos suplementos alimentares, pergunte ao seu médico qual delas é a melhor. Atualmente, existem muitas marcas de qualidade no mercado e até mesmo algumas opções que só são encontradas na internet.

Agora que você já sabe quando usar suplementos alimentares, procure um médico e pergunte se pode utilizá-los para melhorar a sua qualidade de vida.

Gostou deste artigo e quer ler mais dicas sobre saúde e bem-estar? Então, siga a Academia Nad’arte nas redes sociais e acompanhe as postagens: estamos no Instagram e no Facebook!

Escrito por Academia Nadarte