Fazer exercícios para fortalecer o joelho é essencial para deixar a sua estrutura mais forte e estável. Isso porque essa é uma parte do corpo muito complexa e importante para dar sustentação ao corpo enquanto estamos em pé.

A musculatura é indispensável para a nossa estabilização e movimentação. Por isso, esse tipo de atividade é bastante indicada para pessoas sedentárias e para aquelas que estão em tratamento de alguma condição no joelho, de forma que seja possível uma recuperação mais rápida da lesão.

Quer descobrir quais são os três melhores exercícios para fortalecer o joelho? Não deixe de ler os tópicos a seguir!

1. Agachamento livre

O agachamento livre é um dos exercícios mais indicados para fortalecer o joelho. Para realizá-lo, você deve ficar em pé e deixar as pernas afastadas — aproximadamente, na mesma largura dos ombros.

Em seguida, deverá estender as mãos para a frente, de forma que seja possível ter equilíbrio na hora de realizar um movimento. Para realizar essa prática, é possível deixar as mãos livres ou segurá-las.

De forma devagar, flexione os joelhos como se estivesse se sentando em um banco. Não se esqueça de que é essencial projetar o quadril para trás e deixar a coluna reta, sem que os joelhos ultrapassem a ponta do seu pé.

Para garantir os benefícios da prática, é necessário fazer três sessões de dez movimentos cada, sempre dando um intervalo para descanso.

2. Ponte

Nesse exercício, é preciso que você se deite de barriga para cima no chão, visto que é uma superfície mais firme para o apoio do seu corpo. Na sequência, estenda os braços ao lado do seu tronco, faça a flexão dos joelhos e eleve o quadril, sem movimentar as suas pernas.

Não se esqueça de deixar os troncos e as coxas em um ângulo reto, para que, em seguida, você consiga descer o quadril devagar.

Essa prática deve ser feita em três sessões de dez vezes repetições, mas também é importante fazer algumas pausas de 30 segundos cada.

3. Afundo

Outra dica de exercícios para fortalecer o joelho é o afundo, que deve ser realizado em pé. É preciso deixar as pernas separadas, de forma que uma fique atrás e outra à frente — tipo um passo largo.

Lembre-se de que o tronco deve ficar sempre ereto durante esse exercício, da mesma forma que é preciso contrair bem o músculo do abdômen.

Faça a flexão dos dois joelhos ao mesmo tempo, de maneira que eles fiquem quase a ponto de tocar no chão. Porém, atenção: é importante que o joelho que está à frente não ultrapasse a ponta do seu pé!

Depois, levante-se e faça a repetição desse movimento durante dez vezes. Em seguida, troque a posição das pernas e realize o mesmo procedimento. Assim como os exercícios anteriores, é importante fazer três sessões e descansar entre elas.

Para ter um melhor aproveitamento desses exercícios para fortalecer o joelho, é importante que você sempre aqueça os músculos antes da realização do treino, para que o seu corpo esteja preparado para realizar a atividade.

Além disso, em seus exercícios diários, é fundamental contar com o apoio de um educador físico. Esse profissional é habilitado e preparado para ajudar você a garantir um melhor aproveitamento do seu treino, além de evitar lesões que comprometam a sua qualidade de vida.

Gostou das orientações deste post? Então, deixe o seu comentário abaixo. Queremos saber a sua opinião!

Escrito por Academia Nadarte