Academias modernas oferecem diversos exercícios para quem deseja manter uma vida ativa. Se você não tem o costume de praticar esportes, que tal experimentar o spinning para iniciantes?

Trata-se de uma atividade aeróbica feita em bicicleta ergométrica, com músicas animadas e vários tipos de movimentos. Entre uma pedalada e outra, você consegue ativar todo o corpo e obter uma série de benefícios.

Ficou com vontade de saber mais? Então, fique com a gente que vamos abordar os principais pontos sobre o esporte!

Quais são os benefícios do spinning?

Por combinar diferentes ações, principalmente na parte inferior do corpo, o spinning promove alto gasto calórico. Portanto, para quem deseja dar um up na autoestima, ele pode ser um ótimo exercício.

Muito além de acelerar o metabolismo, provendo a queima de gordura e a manutenção do peso, essa atividade gera a sensação de bem-estar. O motivo? Como qualquer esporte, o spinning favorece a liberação de hormônios que promovem relaxamento e felicidade.

O melhor é que os efeitos positivos são percebidos durante e após a prática da modalidade. Ou seja, você terá dias mais agradáveis simplesmente por manter uma rotina de exercícios físicos.

Confira outros benefícios que o spinning para iniciantes pode proporcionar:

  • alivia o estresse;
  • reduz a ansiedade;
  • ajuda a emagrecer;
  • aumenta a resistência cardiorrespiratória;
  • fortalece a musculatura (com foco nas pernas);
  • diverte, devido à música animada;
  • alivia impactos nos joelhos e articulações.

Como planejar spinning para iniciantes?

Agora que você conhece os principais benefícios do spinning, que tal se informar sobre os cuidados necessários antes e durante a prática? Esse planejamento é crucial em qualquer modalidade esportiva, já que movimentos errados podem comprometer a segurança e a saúde.

A seguir, listamos os passos que vão te ajudar a começar com tranquilidade.

Use roupas e acessórios adequados

O spinning engloba ações lentas e rápidas, que são intercaladas ao longo das aulas. Para evitar que você se desequilibre ou se incomode com qualquer obstáculo, utilize roupas e acessórios próprios para o exercício.

A vestimenta deve ser leve e, de preferência, ajustada ao corpo para não enroscar na bike. Você também pode apostar em luvas e sapatilhas de ciclista para obter mais estabilidade nos primeiros dias, até se acostumar.

Ajuste o banco na altura correta

A posição do banco deve estar ajustada à sua altura para que não potencialize uma postura inadequada, o que pode causar desconforto, prejudicar seu desempenho e até gerar dores tardias.

Na dúvida sobre a regulagem ideal, faça testes até encontrar um ajuste confortável, que permita pedaladas em posição sentada e de pé. Também não deixe de conversar com o instrutor da aula para receber orientações.

Comece com cargas leves

É normal querer começar com tudo, ainda mais quando estamos rodeados de pessoas superanimadas. Porém, pense que a paciência trará segurança para que você evolua no ritmo adequado.

Então, nos primeiros dias da prática, coloque cargas leves para ir se habituando com os movimentos. Aproveite esse momento para captar detalhes da música e acertar a coreografia.

Aos poucos, você vai adquirindo habilidades para acompanhar o grupo e conseguir todos os benefícios do exercício. Ah, não precisamos nem lembrar que alongamentos e hidratação são essenciais, né?

Mesmo o spinning para iniciantes promove alto gasto calórico e desidratação por meio do suor. Portanto, tenha sempre sua garrafinha em mãos e jamais tenha vergonha de tirar dúvidas com o professor.

A Academia Nad’arte oferece essa modalidade. Se você se interessou, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Escrito por Academia Nadarte