Perder gordura sem perder massa magra é o desejo de todos que pretendem ter um corpo sarado e bem-definido. No entanto, não basta apenas voltar à atenção para a perda de peso. O ideal é ter uma alimentação correta e equilibrada, para auxiliar no processo de ganho de musculatura e de emagrecimento.

Fazer a ingestão de alimentos que respondam positivamente aos objetivos das suas práticas podem impedir a sarcopenia, ou seja, a baixa quantidade de massa muscular.

Quer saber tomar decisões acertadas para conquistar o corpo que sempre desejou? Confira aqui!

Aumentar o consumo de proteínas

Aumentar a quantidade de proteínas em cada refeição ajuda o organismo a não correr o risco de perder massa magra.

A princípio, o aumento da quantidade deve ser gradativa a cada refeição, como duas porções de carne vermelha ou de frango, proteína de soja, arroz integral, peixes, ovos, feijão, lentilha etc.

No decorrer do tempo de exercícios é necessário que você aumente de forma muito rápida a absorção dessa substância, que pode chegar a dois gramas por quilo.

É importante ficar atento para que não aconteça desequilíbrio nutricional, pois as proteínas são componentes primordiais para o ganho de massa muscular.

Diminuir a ingestão de carboidratos

No período em que você está buscando adquirir massa magra é fundamental diminuir o consumo de carboidratos em certos momentos do dia.

Os carboidratos são transformados em açucares e a glicose em excesso é transformada em gordura. Isso dificulta os bons resultados dos treinos, mas não podem ser excluídos da dieta.

Pois, nos treinos de hipertrofia, o organismo necessita de certa taxa de carboidratos para restaurar as fibras musculares que sofrem pequenas lesões e, também, o corpo precisa repor as reservas de energia depois das atividades físicas.

Evitar alimentos industrializados

Você deseja emagrecer e ganhar músculos conservando sua saúde, certo? Para que os resultados da sua dieta e dos treinos sejam realmente saudáveis é importante evitar a ingestão de produtos industrializados.

Na verdade, esses alimentos mais subtraem que acrescentam bons resultados, pois eles contêm taxas excessivas de sódio, diversos conservantes, gorduras e outros aditivos prejudiciais à saúde do organismo e podem provocar a retenção de líquidos.

Beber variedades de chá

A ingestão de chás é indispensável para perder gordura e ganhar massa muscular, por serem alimentos diuréticos e termogênicos.

Por exemplo, capim-limão, hortelã, canela, carqueja cavalinha, podem ser tomados individualmente ou misturados 30 minutos antes do treino para proporcionarem melhores resultados.

São considerados produtos diuréticos que ajudam o organismo a produzir mais urina e, assim, eliminar o excesso de água e outros líquidos em maior quantidade, para evitar o inchaço nas pernas, abdômen, mãos e pés.

Ele oferece diversos benefícios para o corpo, como a diminuição da taxa de açúcar no sangue, melhora a circulação e outras vantagens.

O chá-verde contém altas taxas de substâncias antioxidantes, que são as catequinas. As catequinas mais importantes são conhecidas como galato de epigalocatequina.

Essa composição tem a função de acelerar o metabolismo do corpo e fazer a queima de gordura com muita rapidez.

Como percebemos, perder gordura sem perder massa magra requer alguns cuidados essenciais. Para que o objetivo seja realmente alcançado é necessário criar uma rotina saudável e definir a seleção dos alimentos, o melhor horário para os treinos e outras decisões importantes que podem ajudar a conquistar o corpo dos sonhos com saúde e qualidade de vida.

Achou o artigo interessante? Então, que tal assinar nossa newsletter, para receber mais artigos importantes sobre atividades físicas?

Academia Nadarte
Escrito por Academia Nadarte