A resistência muscular localizada consiste em um treino para melhorar a performance de atletas em atividades de alta a baixa intensidade. Após a execução desses exercícios, é possível aumentar a carga sem perder a eficiência.

Esse tipo de treino é uma boa alternativa para complementar os exercícios ou ser a estratégia principal, de acordo com o seu objetivo.

De modo geral, a resistência muscular localizada conta com alguns elementos que são fundamentais para garantir os resultados esperados, como treino, movimento e repetição.

Se você quer conhecer os principais exercícios de resistência muscular localizada, continue a leitura!

1. Flexão de braço

A flexão de braço é responsável por trabalhar a lombar, os ombros, o tríceps, o peito e o core, e só precisa de um espaço no chão para ser feita. Como qualquer outro tipo de exercício, ela necessita de cuidados para trazer os benefícios sem causar lesões.

Apesar de parecer fácil, a flexão de braço tem um certo grau de dificuldade, já que a pessoa deve manter o tronco e as articulações estabilizadas ao mover o corpo.

Para fazer o exercício, é necessário deitar de barriga no chão e apoiar as mãos no solo em uma distância maior que os ombros.

Depois, basta estender os cotovelos, subindo o corpo de uma vez. Flexione os cotovelos e volte para a posição inicial, sem encostar o corpo no chão. Repita o movimento 10 vezes.

2. Agachamento

O agachamento é um exercício completo, pois trabalha diversos grupos musculares da região, turbina o ganho de massa magra e proporciona o gasto calórico.

De modo geral, as pessoas costumam cometer alguns erros nessa atividade, como hipertensão da lombar, joelhos que se aproximam e tronco ligeiramente caído.

Isso ocorre por conta da força exigida durante o exercício e ao encurtamento dos músculos provocado pela falta de mobilidade.

Para iniciar o movimento, deixe os pés afastados na linha dos ombros. Depois, agache como se fosse sentar em uma cadeira, mantendo os calcanhares no chão e o abdômen contraído.

Não deixe os joelhos ultrapassarem a linha dos pés, e retorne à posição inicial. O recomendado é fazer 3 séries de 15 repetições cada.

3. Abdominal

Outro exercício de resistência muscular localizada é o abdominal. Esse tipo de treino contribui para melhorar o equilíbrio, diminuir a dor lombar e melhorar a postura.

Como se trata de uma musculatura muito importante, para aumentar a segurança na prática de atividades físicas e ter o seu desempenho otimizado, é importante treiná-la de modo eficiente e seguro.

Para fazer o abdominal tradicional, você deve se deitar no chão, com os joelhos flexionados, com a barriga voltada para cima e os pés firmes alinhados com o quadril.

Depois, basta inclinar o tronco para frente como se fosse encostar o peito no joelho. Repita o movimento 10 vezes durante 3 séries.

Agora que já sabe o que é resistência muscular localizada e os principais exercícios, saiba que é importante contar com a ajuda de um personal trainer.

Os conhecimentos dele permitem contribuir e intensificar o treino, por meio de metodologias de trabalho diferenciados.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!

Escrito por Academia Nadarte