Interessado em saber como começar a praticar atividade física? Quais são as melhores atividades, assim como dicas para não desistir e ter sucesso? Então, você veio ao post certo!

Neste texto, vamos elaborar o passo a passo para você, que quer dar adeus ao sedentarismo, começar algum tipo de treino — mas sem sustos, com todos os cuidados e curtindo a ideia cada vez mais.

Interessado em mexer o corpinho e investir na sua saúde? Então, continue a leitura, anote tudo e coloque em prática já!

A importância de praticar exercícios

Para além de ajudar na forma física e proporcionar uma nova silhueta, os exercícios físicos feitos com regularidade influenciam em uma série de outros fatores no corpo.

Eles ajudam no metabolismo, na produção de uma série de hormônios — inclusive na serotonina, o hormônio do bem-estar —, e na renovação de tecidos e células.

Essa “forcinha” vinda das atividades físicas afasta a incidência de várias doenças, como as que atingem o coração, o diabetes e as derivadas do estresse, além de melhorar a qualidade do sono. Ou seja, é um convite irresistível para começar a se mexer agora mesmo!

Saiba como começar a praticar atividade física

Agora que você já sabe por que é tão importante se exercitar com regularidade, veja algumas dicas de como começar a praticar atividade física!

Invista em algo de que goste

Para obter os benefícios listados acima, você não precisa virar marombeiro — só se quiser. É possível ter uma melhora significativa de vida fazendo qualquer atividade física que goste, desde que tenha regularidade, para seu corpo se acostumar com isso e entender que pode produzir hormônios e benefícios sempre.

Assim, vale investir em dança, caminhada, tênis, natação, pedalada ou na boa e velha academia — desde que seja algo que goste e que não vá fazer com que você desista em duas semanas.

Crie metas

E se, mesmo fazendo algo que goste, bater aquela preguiça — uma vontade de não ir ao treino e desistir? Nesse caso, temos uma tática que pode funcionar e manter a sua vida de atleta: metas.

Crie metas durante a sua atividade e se recompense por elas. Os desafios podem ser simples: meia hora de corrida vale uma ida ao cinema, três vezes de atividade por semana vale uma roupinha nova, ou algo do tipo.

O importante é que você se sinta desafiado a ir, siga nos treinos e fique feliz ao obter recompensas dos dois lados: nos treinos e na vida.

Treine com alguém

Se, ainda assim, ficar difícil manter uma regularidade nos treinos, que tal buscar uma companhia para ajudar a te estimular nos dias mais difíceis?

Escolha alguém que se comprometa, que te arraste de casa e mantenha você no foco. Vale convocar a amiga, o parceiro, a mãe, o filho — só não vale deixar a sua companhia na mão!

Comece devagar

É normal começar empolgado e dar uma exagerada nos exercícios. Por isso, vá com calma para não se machucar, nem criar lesões no seu corpo — que está saindo de um estado sedentário e se adaptando. Se precisar, peça ajuda a um profissional de educação física para orientá-lo nesse momento inicial.

Como vimos, saber como começar a praticar atividade física é simples e vale muito a pena. Pode ser a atividade que você mais gosta, como dança, natação ou corrida, desde que tenha regularidade — pelo menos, três vezes por semana para quem está iniciando. Assim, o seu corpo vai entrar em forma, melhorar o seu funcionamento e afastar uma série de doenças.

Agora que você já sabe tudo sobre exercícios físicos para quem está começando, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais!

Escrito por Academia Nadarte