Antes de treinar, muitas pessoas acabam perdendo o ânimo de praticar atividade física. Isso pode acontecer por diferentes motivos.

Entre eles, estão o cansaço excessivo com a rotina diária, a falta de metas para serem cumpridas, a demora para conseguir alcançar os resultados esperados, a falta de reconhecimento das conquistas etc.

Mas, para evitar que isso aconteça, é preciso buscar formas de vencer o desânimo, em prol de um bom aproveitamento dos exercícios físicos.

Quer descobrir como vencer o desânimo de treinar? Então, confira todas as cinco dicas que elaboramos ao longo deste artigo. Vamos lá?

1. Defina as suas metas

A primeira dica para vencer o desânimo é estabelecer metas atingíveis. Ou seja, é preciso elaborar metas realistas sobre os seus treinos, de forma que você consiga alcançá-las no prazo estipulado.

A partir disso, ficará mais fácil atingir os objetivos propostos, aumentando a sua motivação para se exercitar.

2. Escolha um exercício físico que lhe traga prazer

Além de estabelecer as metas, também é preciso procurar uma atividade física com a qual você se sinta bem.

Isso porque quando você pratica um exercício que não tem afinidade, as chances de não querer mais realizar determinado treino aumentam.

3. Reveja a sua alimentação

Um dos fatores que ajudam a vencer o desânimo é a alimentação. Preste atenção ao que você tem consumido em sua dieta diária, pois é preciso inserir alimentos que ofereçam mais energia no dia a dia.

Por exemplo, bebidas que contenham cafeína, como chá-verde e café, podem ser consumidas antes de se exercitar, visto que tem um alto poder energético.

Já a tapioca e o pão integral podem ajudar a ter mais força na hora do treino.

4. Encontre uma motivação

Para você manter o foco no seu treino, é preciso procurar uma motivação que o faça continuar praticando a atividade física.

Ou seja, quando bater aquela preguiça de se exercitar, pense no que fez você dar o pontapé inicial nos exercícios — como perder peso, melhorar a saúde, ganhar massa muscular ou sair do sedentarismo.

5. Registre e acompanhe o seu progresso

Algumas dicas que podem ajudar nessa etapa é fazer fotos, e anotar o seu peso e as suas medidas, entre outras ações que possam levá-lo a ver como está sendo o seu progresso no dia de treino.

A partir disso, você conseguirá ver as mudanças no seu corpo com mais facilidade, o que vai ajudar a vencer o desânimo de se exercitar.

Ao longo do artigo, você pode perceber as principais dicas para manter o foco e vencer o desânimo durante o treino.

Mas, além disso, é preciso saber respeitar os limites do seu corpo na hora de praticar uma atividade física, pois nem sempre você estará se sentindo muito bem.

Nesses casos, é preciso restabelecer a saúde para conseguir voltar ao treino com motivação, garantindo mais qualidade de vida no seu dia a dia.

Gostou das dicas que elaboramos aqui? Então, não deixe de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de mais informações que o ajudem na hora do treino. Garantimos que você vai adorar!

Escrito por Academia Nadarte