Você já ouviu falar sobre encurtamento muscular? Essa é uma condição que pode afetar tanto pessoas sedentárias quanto os alunos mais assíduos e musculosos das academias. Mas, afinal, por que isso acontece?

Os músculos do nosso corpo são compostos por fibras elásticas. Com o passar do tempo, é normal que os tecidos que compõem a nossa estrutura musculoesquelética fiquem mais enrijecidos, perdendo parte da elasticidade. O encurtamento muscular limita a amplitude dos nossos movimentos e influencia diretamente na nossa flexibilidade.

Mas não é apenas o envelhecimento natural que promove o encurtamento dos músculos. Isso também pode acontecer por falta de alongamento, excesso de exercícios pesados com pouca amplitude e até mesmo por fatores genéticos.

Se você quer aprender a prevenir e reverter o seu caso de encurtamento muscular, confira as dicas a seguir!

Faça dez minutos de alongamentos antes de se exercitar

Você provavelmente já deve ter visto aquelas pessoas que treinam pesado, com músculos enormes, mas que mal conseguem fechar os braços enquanto andam. Ao contrário do que muitos imaginam, isso não acontece por conta do tamanho dos músculos, mas devido ao encurtamento muscular.

A boa notícia é que existe uma forma muito simples e fácil de não ficar assim todo atrofiado, parecendo um robô: basta realizar 10 minutos de alongamento e aquecimento dos músculos antes de começar o treino. Se for dia de treinar as pernas, foque o alongamento nos membros inferiores. O mesmo serve para os braços.

Concilie os seus treinos com aulas de pilates

Quando o encurtamento muscular está avançado ao ponto de provocar dores, lesões ou atrapalhar seus movimentos, fazer apenas dez minutos de alongamentos antes do treino não vai ser o suficiente para resolver o problema.

Nesses casos, o ideal seria praticar uma atividade que proporcione mais alongamento, como yoga ou pilates. Caso você esteja realmente lesionado, somente sessões de fisioterapia intensiva conseguirão fazer com que seus músculos se recuperem. Embora muitas pessoas não se preocupem com essa questão, o encurtamento muscular é uma condição muito séria e que pode prejudicar a sua qualidade de vida na terceira idade.

Faça movimentos mais lentos e com maior amplitude durante os exercícios

Outra forma de prevenir lesões é evitar fazer exercícios físicos rapidamente. Muitas pessoas acham que somente o número de repetições importa, por isso tentam fazer o máximo possível antes de fadigarem, mas isso não é verdade.

Em vez de fazer 20 repetições rápidas e curtas, prefira fazer 12 com calma e realizando cada movimento com o máximo de amplitude. Além de ajudar a alongar o músculo, essa dica também pode contribuir para o ganho de massa muscular.

Se você sofre de dores musculares para fazer movimentos simples, como abaixar para amarrar o tênis ou coçar as costas, procure a ajuda de um médico. Temos certeza de que ele vai recomendar alguma das dicas que citamos neste texto. Lembre-se, é claro, de que ficar parado não vai ajudar o seu encurtamento muscular a melhorar. Mantenha o seu corpo ativo e não pule a hora do alongamento na academia!

Achou o tema deste texto interessante? Então compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender a evitar o encurtamento muscular.

Escrito por Academia Nadarte