Todos sabemos da importância da atividade física e de manter hábitos saudáveis para o corpo, e não difere com as crianças. Por esse motivo, pais e mães têm procurado cada vez mais pela natação para bebês.

Isso se deve aos inúmeros benefícios que essa prática oferece para o desenvolvimento físico e emocional dos pequenos. Além disso, é uma oportunidade única para passar um tempo de qualidade com seu filho, enriquecendo sua vida com uma atividade saudável e divertida.

Quer conhecer outras vantagens natação para bebês? Então, acompanhe o post e entenda por que nadar é tão importante para a criançada.

1. Estimula o desenvolvimento motor

Isso acontece porque a imersão na água permite o bebê se mover livremente e experimentar diferentes posições e movimentos, ajudando a desenvolver seus músculos e habilidades motoras.

A flutuação natural da água ajuda a suportar o corpo do bebê, permitindo que ele se sinta seguro e confiante ao se mover. Com isso, a resistência da água oferece um desafio adicional que ajuda a fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio.

2. Melhora a respiração

Isso ocorre porque a natação estimula a respiração profunda e regular, contribuindo para desenvolver os músculos respiratórios do bebê. A imersão na água também ajuda a estimular o sistema cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo e melhora a saúde cardiovascular geral.

Assim, a natação ajuda a regular a frequência cardíaca e a pressão arterial, o que é benéfico para a saúde a longo prazo. A natação infantil é uma forma divertida e eficaz de melhorar a respiração e o sistema cardiovascular dos pequenos.

3. Fortalece a imunidade

Como dissemos, a natação ajuda a melhorar a circulação sanguínea e isso ajuda a transportar células imunológicas para onde são necessárias no corpo. Além disso, a atividade física da natação melhora o equilíbrio do sistema nervoso, fortalecendo o sistema imunológico.

4. Aumenta o desenvolvimento sensorial

Outro benefício da natação para bebês é o estímulo dos sentidos, como a visão, o tato e o ouvido. Isso ocorre porque permite que os pequenos experimentem novos estímulos sensoriais, como a textura da água, os sons da piscina e a luz que reflete na superfície da água.

Isso contribui muito para o desenvolvimento da visão, do tato e do ouvido do bebê. Além disso, a natação também melhora a coordenação dos sentidos.

5. Estimula o desenvolvimento físico

Por conseguir movimentar todas as articulações e a estrutura corporal por completo, a natação consegue desenvolver fatores como a estatura da criança. Com isso, também melhora a postura e a estabilidade corporal, essenciais para o desenvolvimento físico da criança.

A atividade também desenvolve os músculos e fortalece as articulações, ajudando a prevenir lesões futuras.

Vale ressaltar que a supervisão de um profissional qualificado é fundamental e obrigatória para garantir a segurança de seus filhos durante a atividade. Com a Nad’arte, você tem total segurança e uma equipe qualificada pronta para orientá-lo e cuidar da segurança do seu filho.

A natação para bebês é uma escolha sensacional para pais que buscam oferecer aos seus filhos uma atividade física de alta qualidade desde cedo, promovendo avanços em todos os aspectos globais da criança.

Se interessou pelos benefícios da natação? Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas aulas!

Escrito por Academia Nadarte