Saber como melhorar a postura no dia a dia é fundamental para evitar dores musculares e nas costas, além de prevenir maiores problemas futuros.

Por isso, é preciso seguir algumas boas práticas e sempre analisar se o corpo está bem alinhado com a cabeça, ombros, coluna, quadril, joelhos e tornozelos. Ao adotar medidas simples conseguirá garantir mais bem-estar no seu dia a dia, sem maiores transtornos.

Quer descobrir como melhorar a postura de forma efetiva? Então, continue a leitura do artigo e veja as cinco dicas que preparamos para você!

1. Pratique exercícios com frequência

Praticar exercícios físicos com frequência ajuda a fortalecer os músculos do abdômen e das costas, deixando a coluna reta e melhorando a postura. Por isso, o recomendado é fazer caminhada, musculação e praticar esportes.

Além desse benefício, esses exercícios contribuem para uma melhora do condicionamento físico. Isso significa que a pessoa terá mais disposição para executar suas tarefas, sem o incômodo das dores.

2. Durma de lado

Dormir de lado e com um pequeno travesseiro entre as pernas, é a melhor posição para dormir. Isso porque sua coluna fica reta e totalmente apoiada.

No começo pode ser difícil manter essa postura. Contudo, ao criar o hábito de dormir de lado, será mais fácil permanecer nessa posição durante toda a noite.

3. Tenha atenção a postura quando estiver trabalhando na frente do computador

Sempre que estiver trabalhando na frente do computador é necessário ficar totalmente com as costas na cadeira. Além disso, é preciso deixar os dois pés apoiados no chão e sem cruzar as pernas.

Você também deve posicionar os ombros para trás para evitar a corcunda. E, se possível, não abaixe a cabeça para escrever ou ler, pois poderá ficar com dores na nuca.

Ao adotar essa prática, conseguirá distribuir as pressões sobre os ligamentos e os discos intervertebrais, evitando que a coluna fique desgastada.

4. Cuidado ao carregar peso

Quando carregamos mochilas e bolsas pesadas em um lado só no ombro é muito provável que surjam problemas na coluna. Isso acontece porque há um desequilíbrio do corpo, empurrando o quadril e o ombro para baixo.

Para evitar esse problema, o recomendado é que apoie a mochila nos dois ombros. Assim, o peso fica equilibrado, sem haver danos à coluna.

5. Digite menos no celular

Quando uma pessoa mexe no celular é comum ficar com a coluna curvada. Por isso, opte por fazer ligações em vez de digitar. Mas, caso não seja possível, o ideal é deixar o aparelho na altura dos olhos, para a coluna ficar mais reta.

Ao adotar essas práticas, saberá como melhorar a postura no dia a dia para ter mais qualidade de vida e evitar as dores nas costas. A partir disso, fica mais fácil ter mais disposição para executar todas as tarefas que surgirem, sem precisar fazer uso de medicamentos.

Então, busque seguir todas orientações que elaboramos ao longo do artigo, como praticar exercício físico e dormir de lado. Isso o ajudará a ter uma vida mais leve.

Gostou das dicas que elaboramos? Então, assine a nossa newsletter para receber mais informações do seu interesse. Não perca essa oportunidade!

Escrito por Academia Nadarte