Se o seu objetivo é sair do sedentarismo e incentivar pessoas ao seu redor, saiba que tomou uma excelente decisão. Afinal, nada melhor do que ir em busca de mais bem-estar e saúde, não é mesmo?

O sedentarismo é caracterizado pela adoção de um estilo de vida onde as pessoas não praticam atividades físicas com regularidade.

Isso prejudica a capacidade do organismo de controlar a pressão arterial e os níveis de glicose no sangue, e de quebrar a gordura, aumentando o risco de pressão alta, diabetes ou obesidade.

Por isso, manter o corpo em movimento é tão importante para evitar doenças e distúrbios metabólicos. Pensando nisso, neste post, mostraremos algumas dicas de como sair do sedentarismo. Confira!

1. Inicie um plano de atividades físicas

Você não gosta de caminhar e não curte corrida ou natação? Então, saiba que não tem problema, já que essas não são as únicas maneiras de deixar de lado o sedentarismo.

O importante é tentar algumas atividades variadas e, com isso, encontrar aquela que dê prazer. Exercícios ao ar livre — como ciclismo e yoga — ou academia são excelentes alternativas para quem quer praticar fora de casa.

Além disso, se você gosta de conhecer gente nova, pode experimentar as aulas de dança. Tente várias opções até encontrar a que mais se encaixa em suas preferências.

Depois, lembre-se de praticar o exercício escolhido cerca de três vezes na semana, por, no mínimo, 30 minutos por dia.

2. Estabeleça metas

Outra dica fundamental é estabelecer algumas metas alcançáveis, tendo em mente que será necessário começar aos poucos. Para isso, tente definir algo que seja um desafio, mas que esteja apto para cumprir.

Isso atua como um estímulo, uma vez que, quando estiver próximo de alcançar a meta, o seu empenho estará presente.

Porém, ele será bem diferente caso estabeleça algo muito difícil de ser conquistado, o que causará desânimo durante os treinos.

3. Compartilhe sua evolução com parentes e amigos

As redes sociais são ótimas ferramentas para compartilhar a rotina com os amigos e parentes. Mostre a eles as etapas do seu progresso, da prática do exercício do dia à alimentação.

Essa é uma boa forma de sair do sedentarismo, pois os seus colegas podem ter a sensação de participar desse projeto e enviar mensagens de incentivo. Lembre-se de que sua conquista incentiva outras pessoas!

4. Crie uma rotina

Criar uma rotina é uma das melhores maneiras de deixar o sedentarismo de lado. Nesse caso, você pode separar um horário fixo para praticar algum exercício físico, como corrida, caminhada, musculação ou, até mesmo, passear com o cachorro.

Para quem não gosta de uma rotina, é possível fazer diferentes atividades a cada dia, desde que se tenha disciplina para cumprir o que foi estabelecido. Com isso, a possibilidade de ficar desestimulado e desistir será menor.

Agora que já sabe como sair do sedentarismo, lembre-se de que é muito importante manter o corpo em movimento para evitar doenças e ter mais qualidade de vida. Por isso, convide outras pessoas ao seu redor para praticar atividades físicas com você e ficar mais motivado!

Gostou do conteúdo e quer complementar a sua leitura? Então, conheça 5 razões para começar a treinar em dupla!

Escrito por Academia Nadarte