A coluna é uma parte fundamental do nosso corpo. Uma de suas principais funções é proteger a medula espinhal, a qual garante que haja uma boa comunicação com o cérebro.

Além disso, ela ajuda a manter a mobilidade corporal e a interação entre ligamentos, ossos e estruturas musculares das costas e dos seus respectivos nervos.

Portanto, é importante manter os cuidados com a coluna durante a musculação para evitar problemas como lombalgias, distensões, dor no nervo ciático, hiperlordose, entre outros.

Quer descobrir quais cuidados você precisa ter com a coluna na academia? Então, confira este artigo até o final!

1. Preste atenção à sobrecarga de peso

Quando você coloca uma carga além do que o seu corpo pode suportar nos exercícios físicos, é possível que surjam problemas graves para a sua coluna.

Por isso, não coloque mais peso do que aguenta pegar nos equipamentos, principalmente nos exercícios livres — como agachamentos, remadas e levantamento terra.

Mantenha o ritmo recomendado pelo profissional de Educação Física. Assim, conseguirá atingir os seus objetivos em menos tempo e sem prejudicar sua saúde.

2. Mantenha a postura ereta durante os exercícios

Ficar de olho na sua postura enquanto executa as séries é indispensável para evitar problemas nos ossos e nas articulações, além de tensão, desvio e desconfortos.

O ideal é evitar o arqueamento da coluna durante os movimentos. Para isso, mais uma vez, conte com as orientações de um profissional na sala de musculação.

3. Não pule o aquecimento

Os cuidados com a coluna devem começar assim que você chega à academia. Um deles é fazer um bom aquecimento para preparar seu corpo para a série de musculação.

Por exemplo, faça exercícios aeróbicos antes dos localizados. Essa ação ajuda a aumentar a temperatura corporal e muscular, o que diminui o risco de lesões durante o treino.

4. Siga as recomendações do instrutor

Mesmo que o seu objetivo seja aumentar sua massa muscular, por exemplo, de nada adianta se você não seguir a recomendação do instrutor da academia.

Esse profissional é capacitado para orientar sobre alongamento, fortalecimento muscular, correção de postura, entre outras estratégias para trabalhar o corpo de forma harmônica.

5. Beba bastante água

Sabia que beber água é bom para a saúde da sua coluna? Ela também ajuda a manter o seu corpo com a energia e os nutrientes necessários para completar todas as séries.

Além disso, não se esqueça de manter uma alimentação balanceada com orientação de um nutricionista. Isso vai garantir que os seus resultados sejam mais proveitosos.

Esses são os principais cuidados com a coluna que você precisa ter durante a prática de musculação.

Caso perceba qualquer dor nessa região na hora dos exercícios ou ao terminar, fale com o instrutor para que ele corrija eventuais problemas no seu treino.

Além disso, é importante fazer exame para academia regularmente. O check-up médico é sempre a melhor forma de saber como está sua saúde corporal.

Gostou das dicas sobre cuidados com a coluna? Então, siga nossas redes sociais para descobrir mais assuntos do seu interesse. Esperamos você no Facebook e no Instagram!

Escrito por Academia Nadarte