Não é só descanso: a qualidade do sono impacta na produção de uma série de hormônios que, para quem faz atividade física, são essenciais.

Neste texto, vamos mostrar por que dormir é muito mais do que descansar — é dar a oportunidade para o seu corpo criar e multiplicar células e substâncias, que vão complementar o se treino e dar o resultado que você espera — seja ele de crescimento, seja de emagrecimento ou de manutenção.

Interessado em saber como o seu treino pode ser mais efetivo? Então, continue a leitura deste post e aprenda!

Entenda a importância do sono

Sabe quando o seu computador precisa reiniciar o sistema para instalar uma série de atualizações? Esse é o mesmo princípio do corpo humano. Em algum momento, ele precisará fazer uma parada, um balanço do que ganhou e perdeu, assim como das demandas e instalações de todas essas “atualizações”.

Assim, se você malhou na intenção de ganhar mais músculos, seu organismo criará uma demanda de multiplicação de células musculares, e ela deverá ser entendida e completada durante o sono.

É também durante o sono que os hormônios que combatem a diabetes e favorecem o emagrecimento são secretados no organismo. Assim, não importa o seu objetivo ou rotina, se eles não passarem por uma boa noite de sono, tudo ficará mais distante.

Benefícios obtidos com a qualidade do sono

A seguir, veja de forma prática e objetiva os benefícios que você pode obter com uma boa noite de sono, e como isso impactará nos seus treinos. 

Melhora na noite de sono

Um bom treino tem o poder de nos deixar cansados e proporcionar uma boa noite de sono. As atividades físicas são indicadas para quem tem insônia e outros distúrbios do sono porque cansam o corpo e enviam para ele a mensagem de que é preciso descansar mais e renovar o sistema. Assim, a noite de sono tende a ser mais profunda e reconfortante.

Melhora para secretar hormônios

Por outro lado, dependendo do treino que você executa, envia também mensagens para o seu corpo de que ele precisa produzir determinados tipos de hormônios para contribuírem com os exercícios realizados.

Os praticantes de musculação, por exemplo, precisam dormir para que o corpo produza o GH (hormônio do crescimento). Ele tem efeito anabólico, que aumenta a síntese de proteínas e, com isso, a massa muscular.

É durante o sono que o corpo também secreta a grelina e a aleptina, que ajudam a equilibrar o apetite. Assim, quando dormimos menos ou mal, tendemos a sentir mais vontade de comer — se o objetivo for emagrecer, ele pode ser atrapalhado por uma noite mal dormida.

Como vimos, a qualidade de sono é fundamental para a renovação do sistema, o fortalecimento do sistema imunológico e a secreção de uma série de hormônios que contribuem para os mais variados objetivos pós-treino.

Se você treinou para ganhar músculos, deve se beneficiar com a maior fabricação de GH. Se está querendo emagrecer, a dieta deve ganhar um forte aliado com a grelina e a aleptina, que ajudam na sensação de saciedade.

Uma noite bem dormida contribui ainda com uma série de hormônios que diminuem a chances de diabetes, problemas no coração e obesidade. Ou seja, dormir bem é mais do que só descansar — é se renovar.

Agora que você já sabe sobre a importância da qualidade do sono, aproveite para nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Escrito por Academia Nadarte